Scanner cerebral determina a idade do paciente

Por Redação em | 19.08.2012 às 15h48 - atualizado em 19.08.2012 às 18h14

Cérebro Scanner Cerebral

Timothy Brown, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, em parceria com pesquisadores de outras nove universidades, descobriu um novo uso para o scanner cerebral MRI: determinar com precisão a idade cerebral dos pacientes.

O MRI (ressonância magnética) é capaz de determinar diversos problemas cerebrais, e ele também pode ser utilizado para determinar com precisão a idade cerebral dos pacientes através de um acompanhamento de mais de um ano.

Scanner cerebral idadeA pesquisa representa um grande avanço na identificação de como o cérebro reage à nossa idade

"Nós descobrimos um 'relógio do desenvolvimento' em algumas partes do cérebro - uma assinatura biológica da maturação, que capta as diferenças de idade muito bem, independentemente de outros tipos de diferenças que existem entre os indíviduos", afirmou Brown.

De acordo com o Ubergizmo, os cientistas testaram o novo mecanismo em mais de 885 voluntários com idades entre 3 e 20 anos e identificaram 231 marcadores no cérebro, que foram os responsáveis por determinar a idade de cada pessoa com 92% de precisão. A combinação de todos os marcadores e sua análise conjunta, ao invés de separá-los, ajudou os pesquisadores a determinarem a idade do paciente.

Os pesquisadores continuarão trabalhando para aprimorar o sistema, já que é muito diferente determinar a idade através do cérebro de um indivíduo com 3 anos de idade de outro com 80 anos. Mas os resultados obtidos indicam um grande avanço na pesquisa sobre como o nosso cérebro é capaz de refletir nossa idade.