15

Cientistas encontram planetas semelhantes à Terra, e eles estão próximos de nós

Por Redação em | 08.02.2013 às 10h40

Oceano Pacífico visto do Espaço

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6) por estudantes de Harvard liderados pela astrônoma Courtney Dressing revela que planetas parecidos com a Terra podem estar mais próximos que imaginávamos. O estudo revela um planeta  que teria condições semelhantes ao nosso, a 'apenas' 13 anos-luz (cerca de 130 trilhões de quilômetros).

A distância pode parecer grande, mas é bem menor do que os planetas potencialmente habitáveis anteriormente descobertos, que ficavam a uma distância entre 300 e 600 anos-luz de nós.

O centro de Astrofísica de Harvard estima que 6% de todas as estrelas anãs vermelhas do universo possam conter planetas semelhantes à Terra em seus sistema. Essas estrelas são as mais comuns de nosso universo, com cerca de 75 bilhões conhecidas. Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler.

A descoberta também traz novas esperanças na busca de vida fora da Terra. Como essas estrelas são muito menores e mais antigas que nosso Sol, planetas habitáveis que orbitam ao seu redor também devem ser bem mais antigos que a Terra e potencialmente possuírem formas de vida mais avançadas. Nosso sistema solar possui cerca de 4,5 bilhões de anos de idade. Algumas anãs vermelhas já chegam aos 12 bilhões de anos.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA