15

Cientistas encontram planetas semelhantes à Terra, e eles estão próximos de nós

Por Redação em | 08.02.2013 às 10h40

Oceano Pacífico visto do Espaço

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6) por estudantes de Harvard liderados pela astrônoma Courtney Dressing revela que planetas parecidos com a Terra podem estar mais próximos que imaginávamos. O estudo revela um planeta  que teria condições semelhantes ao nosso, a 'apenas' 13 anos-luz (cerca de 130 trilhões de quilômetros).

A distância pode parecer grande, mas é bem menor do que os planetas potencialmente habitáveis anteriormente descobertos, que ficavam a uma distância entre 300 e 600 anos-luz de nós.

O centro de Astrofísica de Harvard estima que 6% de todas as estrelas anãs vermelhas do universo possam conter planetas semelhantes à Terra em seus sistema. Essas estrelas são as mais comuns de nosso universo, com cerca de 75 bilhões conhecidas. Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler.

A descoberta também traz novas esperanças na busca de vida fora da Terra. Como essas estrelas são muito menores e mais antigas que nosso Sol, planetas habitáveis que orbitam ao seu redor também devem ser bem mais antigos que a Terra e potencialmente possuírem formas de vida mais avançadas. Nosso sistema solar possui cerca de 4,5 bilhões de anos de idade. Algumas anãs vermelhas já chegam aos 12 bilhões de anos.