9

Brasileiro cria monitor que permite aos míopes enxergar sem óculos

Por Redação em | 07.08.2012 às 22h45

Monitor para presbíopes

Um brasileiro inventou um monitor que se adequa às necessidades daqueles que sofrem de presbiopia, a famosa "vista cansada". Vitor Pamplona criou uma tela capaz de se ajustar ao grau de miopia do telespectador e, apesar de o invento ainda estar em fase experimental, Pamplona já está tentando convencer empresas da alta tecnologia, como Samsung, Nokia e Philips a adquirirem sua ideia, segundo a Folha de S. Paulo.

A invenção foi batizada de "tailored displays", ou monitores sob medida, e será apresentada nesta semana em Los Angeles na Siggraph, a maior conferência de computação gráfica do mundo. 

Os monitores foram baseados no funcionamento do Nintendo 3DS, que projeta imagens tridimensionais na tela e dispensa o uso dos óculos 3D. Depois de ter concluído seus estudos no Media Lab do MIT (Massachusetts  Institute of Technology), Pamplona regressou ao Brasil e desenvolveu o projeto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seu invento pode ser adaptado para vários outros problemas visuais, como astigmatismo, miopia, hipermetropia e até mesmo catarata. Basta ajustar as imagens de acordo com o grau de cada pessoa. O experimento consiste em uma tela de LCD com duas camadas, sendo que a da frente funciona com um filtro. A tela posterior emite a imagem e o filtro determina o ângulo de direção da luz emitida por cada pixel aceso. 

Pamplona acredita na possibilidade de convencer as grandes empresas a trabalharem em sua ideia, apesar de ainda não ter sido adaptada para os televisores 3D grandes.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL