3

Bebês de parto normal são mais inteligentes que os de cesariana, aponta estudo

Por Redação em | 10.08.2012 às 09h45

bebe inteligente

Será possível que o parto influencia na capacidade intelectual de um ser humano? De acordo com um estudo  realizado nos Estados Unidos, sim. A análise virou notícia no Discovery News e indica que, quando as mães dão à luz seus filhos por parto normal, os níveis de uma proteína especial que auxilia a impulsionar o desenvolvimento intelectual se elevam.

Os pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, informam que a proteína UCP2 auxilia na ativação de memórias de curto e longo prazo, fatores indispensáveis ao desenvolvimento do QI humano. No parto normal, os níveis dessa proteína aumentam consideravelmente.

Tal descoberta foi realizada depois de um estudo detalhado do hipocampo no cérebro de ratos de laboratório, que nasceram por parto normal e cesariana. Os ratos nascidos por cesariana possuíam menores níveis de UCP2 e, consequentemente, apresentavam-se mais suceptíveis a deficiências intelectuais.

O estudo foi realizado pelo Dr. Tamas Horvath, que afirmou que "tais resultados revelam um papel potencialmente crítico da UCP2 no bom desenvolvimento dos circuitos cerebrais e comportamentos relacionados". Ainda de acordo com o Dr. Horvath, o aumento das cesarianas, muitas vezes feitas por conveniência, pode trazer um efeito nefasto duradouro no desenvolvimento do cérebro do bebê.

Leia a Seguir

Comentários