CES

“Tatuagem de vestir” detectará problemas de saúde e controlará a exposição solar

Por Redação | em 07.01.2016 às 08h57 - atualizado em 07.01.2016 às 11h21

BioStamp Research Connect

Não é bem uma tatuagem, mas está sendo anunciado como uma espécie de “tattoo de vestir”: os novos adesivos da MC10 foram anunciados nesta quarta-feira (06) na CES e prometem detectar problemas motores e desordens neurodegenerativas, além de proteger o corpo dos raios ultravioleta. A companhia conta com a expertise do pioneiro deste tipo de tecnologia, John Rogers, para desenvolver os patches.

O primeiro adesivo se chama BioStamp Research Connect, um sensor feito de material adesivo e flexível - como se fosse um BandAid tecnológico - que monitora os sinais vitais do indivíduo que o utilizar. Ele foi desenvolvido especialmente para pesquisadores que buscam estudar problemas de saúde como a descoordenação motora e problemas neurológicos. 

BioStamp Research Connect

O produto vem equipado com um acelerômetro e um giroscópio, e seu hardware é capaz de monitorar a atividade elétrica gerada pelos músculos, além de conseguir gerar um pequeno eletrocardiograma. A empresa prevê que suas vendas comecem ainda neste ano, apesar de que, provavelmente, os primeiros usuários deverão ser representantes de companhias farmacêuticas e universitários.

Já para proteger nossa pele dos efeitos dos raios UV emitidos pelo Sol, a MC10 desenvolveu em parceria com a L’Oreal o My UV Patch outro adesivo flexível e ultrafino que muda de cor de acordo com a duração da exposição da pele à luz solar. Ao tirar uma foto do adesivo com um smartphone, o aplicativo do produto fará a leitura das cores e informará qual o nível do dano causado ao organismo de acordo com o tempo que a pessoa tomou sol.

My UV Patch

A MC10 aposta na tecnologia das “tatuagens vestíveis” com finalidades médicas, já que colar um adesivo em qualquer lugar do corpo é mais fácil e prático do que usar uma pulseira ou outro gadget de monitoramento.

Fonte: Engadget

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar