CES

BMW invade CES 2016 para mostrar o futuro dos carros conectados

Por Redação | em 06.01.2016 às 08h54

BMW CES 2016

Para quem acha que a CES 2016 é um evento no qual apenas as empresas de tecnologia dão o ar da sua graça com novidades para smartphones, TVs e outros tipos de eletrônicos, a BMW mostrou que existem muitas outras maneiras de expor novidades em uma feira desse tipo. E o foco da montadora foi exatamente em uma das principais tendências para os próximos anos: um mundo cada vez mais conectado, a começar pelos nossos carros.

Uma das principais atrações mostradas pela montadora foi o chamado BMW i Vision Concept Car, um carro conceito que mostra como a empresa imagina os automóveis no futuro e a utilização de tecnologias variadas para ajudar a vida dos motoristas. Além de seu design esportivo ultramoderno, o veículo chama a atenção por tirar o painel de bordo do alcance de quem está ao volante. Como pode ser visto nas imagens abaixo, a proposta é levar a tela mais para à direita, deixando-a totalmente sob o controle do passageiro.

Essa é uma solução interessante, principalmente para evitar que o display desvie a atenção do motorista do que acontece na estrada. Além disso, a BMW apostou em melhorias para essa tela. Ao invés daqueles painéis simplórios que temos na maioria dos carros atuais, a companhia imaginou uma tela de alta resolução de 21 polegadas ocupando nada menos do que 40 centímetros do painel. E a promessa é que o conteúdo exibido varie de acordo não apenas com as demandas de quem está no comando, mas também com base nas necessidades de atenção.

 BMW CES 2016

Outro ponto que chama a atenção relacionado a essa central de controle do BMW i Vision Concept Car é o chamado AirTouch, uma nova tecnologia que acaba com a necessidade de ficar tocando na tela para executar comandos. Como já vimos em vários outros dispositivos, a montadora trouxe para os seus carros toda a praticidade dos controles gestuais, ou seja, bastam alguns movimentos em frente à tela para que o carro identifique o comando. A partir de uma série de sensores instalados, o automóvel é capaz de identificar a profundidade da mão e a sua distância do painel, reconhecendo uma série de ações menores.

O veículo-conceito ainda apresenta um para-brisas inteligente que exibe algumas informações importantes sobre a situação do carro sem que o motorista precise tirar os seus olhos da via para isso. Além disso, ele também conta com um painel 3D localizado logo atrás do volante que traz informações mais detalhadas sobre a situação do automóvel.

BMW CES 2016

BMW CES 2016

BMW nas nuvens

Além disso, a BMW aproveitou seu momento de ouro na CES 2016 para apresentar um pouco dos seus planos para a Internet das Coisas. E prova disso foi mostrar que o conceito não se limita apenas às casas inteligentes e pode até mesmo abranger a sua garagem. No caso, a montadora mostrou o chamado Open Mobility Cloud, um sistema que conecta seus carros a dispositivos móveis e a própria casa. 

A proposta da montadora alemã com essa plataforma nas nuvens é criar um sistema que unifique todos esses pontos. Ao invés de lidar com serviços diferentes para integrar casa, smartphone e veículo, a empresa apresentou uma solução que coloca tudo em um único cesto. E a proposta é algo que realmente faz muito sentido, uma vez que cria um ambiente altamente conectado que a Internet das Coisas propõe. Promissor.

BMW CES 2016

Um dos exemplos apresentados foi o chamado Mobility Mirror. Sabe aqueles filmes futuristas em que vemos alguém usando o espelho do banheiro para obter informações do dia e até gerenciar algo em seu próprio lar? Pois esse tipo de coisa pode deixar de ser algo exclusivo da ficção para ganhar espaço em nossas vidas no futuro. Assim, além de refletir a sua imagem, ele traz informações relevantes sobre o seu carro e também os compromissos para aquele dia. Além disso, a partir de um chaveiro especial que se comunica diretamente com o veículo, o seu BMW pode saber a hora exata para sair da garagem.

Sem retrovisor

Parece um pouco estranho imaginar um veículo sem retrovisores sem pensar na morte certa em viagens. No entanto, a BMW apresentou uma alternativa às orelhinhas espelhadas dos carros. Uma das tecnologias que a companhia mostrou nesta CES foi o chamado i 8 Mirrorless, uma novidade que substitui os espelhos externos que estamos acostumados a ver por câmeras.

BMW CES 2016

Segundo a montadora, seriam três câmeras espalhadas pelo carro, sendo duas nas laterais e outra na parte superior do vidro traseiro do automóvel. E esses dispositivos iam se unir para trazer uma única imagem exibida em uma tela de alta definição do painel do carro. Com isso, você não precisa ficar olhando para os lados na hora de fazer uma baliza ou realizar uma ultrapassagem, já que o display vai fornecer uma visão geral e bem mais ampla do que acontece ao seu redor.

A alemã garante que essa solução ainda torna a direção bem mais segura, pois resolve alguns problemas bem comuns nos carros atuais. Um deles é o infame ponto cego que os retrovisores possuem. Como o i 8 Mirrorless tem um campo de visão bem mais amplo, nada escapa dos olhos do motorista, evitando acidentes. Isso sem falar que o próprio painel pode trazer informações e indicar perigos detectados pelas câmeras.

BMW CES 2016

Em duas rodas

Já para quem prefere viver em duas rodas, o futuro dos veículos tecnológicos da BMW também abrange sua linha de motos. Nesta CES 2016, por exemplo, a montadora apresentou a BMW K 1600 GTL, uma motocicleta equipada com a tecnologia Motorrad de iluminação a laser. Isso significa que os faróis produzem uma luz muito mais brilhante, branca e detectável, o que faz com que se torne mais seguro pilotar à noite e em ambientes mais escuros.

Outra novidade mostrada está relacionada aos capacetes. A partir de um pequeno display utilizado no acessório, o piloto diminui a necessidade de desviar sua atenção da estrada e tem todas as informações de sua moto sendo projetados bem à frente dos seus olhos. 

Via: Slash Gear

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar