#CPBR9 - Dev de Battlefield enfatiza importância do design e social nos games

Por William Nascimento RSS | em 28.01.2016 às 16h51

Daniel Matros

Em uma das palestras mais aguardadas da Campus Party 2016, o desenvolvedor Daniel Matros falou sobre a importância de ter elementos sociais na construção dos games atuais. Matros é um dos desenvolvedores por trás de uma das grandes franquias de jogos eletrônicos, o Battlefield, e atualmente trabalha no DICE, estúdio sueco de  desenvolvimento de games subsidiário da Electronic Arts. Ao iniciar a palestra, ele citou sua convivência com os games, e desde criança já teve a oportunidade de interagir com eles.

O desenvolvedor se mostrou animado em sua volta ao Brasil, onde já participou de outras edições da Campus Party. Ao falar sobre o universo dos games, Matros destacou a importância de alguns elementos para que a experiência do jogador seja completa. "Sistemas são importantes, engenharia é importante, design é importante", afirmou ao ressaltar que cada aspecto do desenvolvimento tem relevância na conclusão do projeto.

Daniel Matros

Ao frisar a importância do design no jogos, Matros utilizou o exemplo de um dos maiores games mobile atuais, o Angry Birds. "O que seria do Angry Birds sem o design? Apenas pássaros", disse. O que mais chama a atenção, além da jogabilidade, é a composição e o design da plataforma.

Em relação a narrativas dos games, quatro pontos foram destacados: composição (hora e local), caráter (os envolvidos no conflito), clímax (quando todas as ações culminam) e conclusão (o que acontece no final). Para o desenvolvedor, nem sempre todos os jogos precisam de narrativas fortes. Eles basicamente se concentram no social e nas realizações, que deve recompensar o usuário por sua persistência em conquistá-las.

Daniel Matros

Entre as dicas apresentadas, Matros falou sobre a importância de definir prioridades para a produção de um bom jogo. "Foque no que é básico no seu game e sempre pergunte: 'Por que estamos fazendo isso?'." Ainda incentivou os ouvintes a não gastar tempo e recursos com coisas que são desnecessárias.
 
Ao final da palestra, Matros deixou um incentivo para os que estão iniciando como desenvolvedores na área de games. Para ele, o que pode atrapalhar a execução da ideia de um novo projeto é o medo da complexidade. "Cada sistema complexo começa com um sistema simples que funciona e, em seguida, evolui", disse. "Não deixe a complexidade assustar você". No caso dos jogos mobile, Matros disse que é importante "criar algo no qual que as pessoas vão entender rapidamente o que estão fazendo".
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar