Apps de táxi vão aumentar taxas cobradas dos motoristas em pagamentos in-app

Por Redação | em 05.02.2016 às 11h13

Easy Taxi app

Motoristas de táxi que permitem ao consumidor pagar as corridas por meio de aplicativos para celular agora terão que pagar mais caro pela viagem. Acontece que o 99Taxis e o Easy Taxi, duas das maiores ferramentas utilizadas para esse objetivo, anunciaram que vão aumentar a tarifa cobrada dos condutores pelas corridas com pagamento in-app.

No caso do 99Taxis, a empresa elevará o percentual cobrado de 9% para 12,99% a partir do dia 10 de fevereiro. Como justificativa, a companhia disse que o aumento servirá para a realização de novas ações, contratação de pessoal na central de atendimento e inclusão de melhorias no aplicativo. "O reajuste possibilitará que a 99 continue investindo em tecnologia para aprimorar cada vez mais o seu aplicativo, realize ainda mais ações de mídia e publicidade, as quais ajudam a converter usuários e aumentam as solicitações de corridas aos taxistas", destacou.

Já a Easy Taxi, que hoje cobra uma taxa de 9%, deve elevar essa porcentagem para até 10%. A corporação ainda não fez uma comunicação oficial, mas o CEO Jorge Pilo confirmou ao MOBILE TIME que o aumento da taxa "é iminente". De acordo com a entidade, a margem cobrada atualmente é baixa e a operação está sendo financiada com dinheiro dos investidores. Pilo também reforça que, com o aumento, novas melhorias serão implementadas na plataforma, uma vez que o app recebe atualizações a cada duas semanas.

O Wappa, outro app de grande porte, mas com foco somente em corridas corporativas, diz que por enquanto mantém a sua taxa em 10%, mas que está monitorando o movimento do mercado.

A notícia sobre o aumento na taxa cobrada por transações in-app já circula entre os motoristas, que não concordam com a mudança. Em grupos de WhatsApp, taxistas estão enviando mensagens convocando um boicote às corridas com pagamento pelo aplicativo. "Temos o poder nas mãos. Nós nunca precisamos de app para sobreviver, eles sim dependem de nós para se manter", diz um dos motoristas no mensageiro.

Em contrapartida, o CEO da Easy Taxi afirma que essa modalidade de pagamento traz benefícios aos motoristas. "Em média, os taxistas hoje trabalham 30% menos e ganham 30% a mais graças ao uso do app. Além de trazer passageiros para os taxistas, os apps cobram menos do que as cooperativas e repassam os pagamentos mais rapidamente", afirmou. "O taxista tem o direito de aceitar ou não cada corrida. Do nosso lado, estamos seguros que agregamos muito valor e que ainda é vantajoso para o motorista aceitá-las", complementou.

Vale lembrar que os apps de táxi no Brasil não cobram nada do motorista quando a corrida é paga em dinheiro ou em cartão de crédito ou débito usando uma máquia de POS (Point of Sale/Point of Service) do taxista.

Fonte: MOBILE TIME

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar