5 aplicativos de mensagens para você realizar conversas seguras

Por William Nascimento RSS | em 08.01.2016 às 11h30

Smartphone seguro

A privacidade online nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Com o aumento da espionagem, muitos usuários estão trocando seus tradicionais serviços de mensagens e emails por soluções seguras. O aumento da demanda por serviços seguros fez com que várias empresas de tecnologia desenvolveram aplicações que prometem trocas de mensagens criptografadas pelos usuários. Há vários aplicativos para os principais sistemas móveis disponíveis.

Para selecionar os melhores, a Electronics Frontier Foundation (EFF) realizou um estudo envolvendo os principais aplicativos de mensagens. A organização os classificou utilizando vários critérios internos, como histórico de roubo de dados, código aberto, entre outras. Diversos aplicativos preencheram a maioria dos requisitos, no entanto, apenas alguns podem ser chamados de user-friendly, o que significa que possuem uma interface simples para os usuários, similares aos populares apps como WhatsApp, Viber, Messenger e Skype.

Veja cinco aplicativos (linkados pelo título) que receberam uma ótima classificação no estudo da EFF e são considerados os mensageiros mais seguros do mundo.

Signal

Aplicativos de mensagens criptografados

O mensageiro é considerado um dos mais seguros do mundo e é utilizado por Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas de espionagem global. Os desenvolvedores da Open Whispers recentemente adicionaram o recurso de chamadas de voz. Ele preenche todas as necessidades de comunicação privada, seja para bate-papo, troca de mensagem, ou chamadas criptografadas. O design do aplicativo é bem atraente, e ele está disponível para iOS e Android.

Telegram

Aplicativos de mensagens criptografados

Um dos mensageiros criptografados mais conhecido do mundo é o Telegram. Recentemente foi descoberto que o aplicativo havia sido utilizado por terroristas do Estado Islâmico para manter as conversas seguras, livres de espionagem. Os desenvolvedores do app afirmam que o Telegram tem centro de dados em todo mundo, roteando os arquivos através do servidor mais próximo possível. Certamente, tanta segurança torna difícil que entidades do governo acessem as informações, mesmo que necessitem delas para tragédias como a de Paris.

Com o Telegram é possível configurar suas conversas para se autodestruírem depois de um determinado período. Assim, você poderá ficar tranquilo visto que ninguém terá acesso às suas mensagens. Mas, caso você queira manter uma cópia da conversa de maneira segura, poderá armazená-las na nuvem para acesso futuro. O arquivo será criptografado e mantido em segurança. Além disso, o Telegram oferece o envio de arquivos de mídia de até 1 GB de tamanho. O Telegram está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Threema

Aplicativos de mensagens criptografados

Este aplicativo apresenta uma interface bastante atraente e fácil de usar. O Threema oferece criptografia end-to-end para todas as suas mensagens, como chats em grupo e troca de arquivos. Ele permite que você defina grupos de votação secreta, envie textos e mensagens de voz em segredo, verifique contatos através do seu código QR e muito mais. Além disso, ele permite que você pré-visualize qualquer arquivo antes de enviá-lo. O Threema está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Wickr

Aplicativos de mensagens criptografados

O Wickr foi fundado a partir da ideia da ciberativista Nico Sell, que tem como ideia manter as mensagens protegidas contra qualquer curioso, seja do governo ou não. Ele fornece um tipo de criptografia embaralhada que nem mesmo os seus próprios servidores são capazes de identificar o usuário da conta. O aplicativo já foi utilizado por políticos australianos para esconderem conteúdos de suas conversas, o que aumentou a reputação do aplicativo.

É possível programar para que suas mensagens ou arquivos de mídia sejam autodestruídos, variando de seis dias para alguns segundos. O período pode ser ajustado individualmente para cada mensagem. A interface de fácil uso e bastante ágil também é um dos trunfos do Wickr perante os concorrentes, podendo substituir facilmente sua conta no WhatsApp ou Messenger. O Wickr está disponível para iOS e Android.

ChatSecure

Aplicativos de mensagens criptografados

O ChatSecure tem uma das interfaces mais bonitas entre os mensageiros criptografados. Ele recebeu a nota mais alta da EFF, o que o coloca como o aplicativo mais seguro da lista. Ele foi um dos dois aplicativos que preencheram o quesito "Design de segurança devidamente documentado". Ele é um app de bate-papo open source e pode trabalhar com qualquer outra plataforma que suporta OTR e XMPP, como o Adium, Jitsi, entre outros. A desvantagem é que ele pode ser desajeitado para configurar e operar, em comparação com outros apps, mas certamente é um dos mais seguros a serem utilizados. O ChatSecure está disponível para iOS e Android.

Via PhoneArena

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar