O que esperar da Apple em 2016?

Por Redação | em 08.01.2016 às 07h00

Apple

No final de 2015, fizemos um balanço dos principais lançamentos realizados pela Apple ao longo do ano. Durante o período, conhecemos gadgets como o Apple Watch, iPhone 6s e 6s Plus, nova Apple TV, iPad Pro, entre outros.

Em relação aos sistemas operacionais da Maçã, tivemos o iOS 9, watchOS 2, e o OS X 10.11 El Capitan, enquanto a quarta geração da Apple TV também trouxe um novo OS da marca, o tvOS. Fato é que o ano de 2015 foi recheado de lançamentos de produtos e atualizações por parte da Apple, mas o que esperar da empresa em 2016?

Com base nos rumores vistos recentemente, lançamentos anteriores e escolhas lógicas de atualização, vamos listar as possíveis novidades da Apple ao longo dos próximos 12 meses; confira.

Hardware

Apple Watch 2

De acordo com rumores, a segunda geração do relógio inteligente da Maçã deve ser anunciada em março de 2016, mas o dispositivo deve começar a chegar às mãos dos primeiros compradores apenas em setembro. 

Rumores iniciais sugerem que o Apple Watch 2 pode incluir alguns dos sensores que foram vetados na primeira versão, incluindo aqueles capazes de medir o nível de oxigênio no sangue e a pressão arterial. 

O dispositivo deve ser mais fino do que o primeiro modelo, e deve ainda incluir recursos de câmera que permitem aos usuários fazer e atender a chamadas do FaceTime diretamente do pulso, além de um chip wireless que o libertará do iPhone.

iPhone 7 e 7 Plus

iPhone 7

Seguindo a linha de seus antecessores, espera-se que novos modelos de iPhone sejam lançados em meados de setembro de 2016. Em relação ao tamanho dos smartphones, a Apple deve manter o padrão estabelecido no ano passado e trazer duas versões do dispositivo, com modelos de 4,7 e 5,5 polegadas.

Podemos esperar também um dispositivo com processadores e câmera melhorados, bem como um corpo mais fino e a permanência de recursos como o novo 3D Touch. Além disso, a Apple registrou a patente de um novo tipo de plug para fones de ouvido, o que deve ajudar a diminuir a espessura do aparelho.

Rumores mais recentes indicam ainda que o dispositivo será à prova d'água e não contará mais com as marcas das antenas na parte traseira. A fornecedora Catcher Technologies, que deverá ficar responsável por 30% a 35% de toda a produção de carcaças dos iPhones da próxima geração utilizará "novos materiais compostos" para a produção do aparelho, o que possibilitaria a inserção da tecnologia que esconderia as antenas e manteria o iPhone resistente à água.

iPhone 6c

Rumores acerca do lançamento de um suposto iPhone 6c durante os primeiros meses de 2016 têm circulado pela web. O smartphone deve fazer sua aparição durante um evento da Apple realizado em março, chegando ao mercado em abril. O iPhone 6c poderá ser vendido em pelo menos três cores e não deve contar com o novo recurso 3D Touch.

O novo iPhone deve ter uma tela de 4 polegadas, processador A9, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, Touch ID e o mesmo vidro utilizado a partir do iPhone 6. Aparentemente ele é, essencialmente, um iPhone 5s com características de iPod Touch de sexta geração, incluindo um chip A8, 802.11ac Wi-Fi, Bluetooth 4.1 e melhorias na câmera. 

iPad Air 3

iPad Air

Desde o lançamento do primeiro iPad em 2010, a Apple tem atualizado seu tablet em uma base anual. No entanto, em 2015 a empresa não atualizou o iPad Air 2, focando apenas no novo iPad Pro e no iPad mini 4. Combinando isso com a atualização do iPad mini 2 em 2014, a Maçã pode estar sinalizando sua intenção de atualizar seus iPads a cada 18 meses.

Rumores recentes têm sugerido que agora a Apple está desenvolvendo seu iPad Air 3, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016. Pouco se sabe sobre a terceira geração do iPad Air até o momento, mas ela deve incluir um processador atualizado para melhorar seu desempenho. O tablet também deve receber atualizações de memória RAM e melhorias na câmera, mas não vai incluir o recurso 3D Touch introduzido com o iPhone 6s e 6s Plus.

MacBook Air

Após o lançamento do novo MacBook de 12 polegadas com aparência ultrafina, o futuro do MacBook Air tornou-se incerto. Muitas especulações de que a linha seria descontinuada circularam pela web, mas alguns rumores recentes trouxeram de volta a esperança de que o MacBook Air continuará viva e oferecendo uma mistura de desempenho, portabilidade e preço.

De acordo com os boatos mais recentes, a Apple deve lançar novos modelos do MacBook Air com 13 e 15 polegadas durante o terceiro trimestre de 2016, talvez revelando as máquinas durante a Worldwide Developers Conference (WWDC). Curiosamente, o novo MacBook Air deve ser ainda mais fino que os atuais modelos disponíveis no mercado. Para conseguir isso, a Apple terá de sacrificar as portas USB convencionais, adotando o USB Tipo-C, semelhante ao que já foi lançado este ano no MacBook de 12 polegadas. 

Software

iOS 10

Todo ano, em meados de setembro, a Apple lança uma versão atualizada do seu sistema operacional móvel para acompanhar os modelos mais recentes de iPhones. Em 2016, a empresa deve estrear o iOS 10. As duas últimas versões do iOS (8 e 9) se concentraram mais em recursos do que em design, por isso é bem possível que o iOS 10 seja um update que vai introduzir alterações de design mais significativas, como aconteceu com o iOS 7.

Como o iOS 9 foi lançado há apenas três meses e meio, rumores sobre o iOS 10 ainda não começaram a circular. À medida que o ano avança, vamos descobrir o que realmente esperar em setembro, mas, por agora, tudo o que sabemos que uma nova atualização está sendo preparada.

OS X 10.12

iMac El Capitan

Assim como o iOS, o OS X também é atualizado anualmente, com um novo update chegando sempre em meados de setembro e outubro. Em 2016, esperamos ver a estreia do OS X 10.12, seguindo o OS X 10.11 El Capitan. 

El Capitan foi uma atualização destinada a introduzir correções e bugs do OS X 10.10 Yosemite, por isso é provável que o próximo update seja uma atualização maior, que inclui ajustes de design e novos recursos.

watchOS 3 

watchOS é o sistema operacional executado no Apple Watch e, em 2016, a Apple deve lançar uma terceira versão do software que estreou junto com o relógio inteligente em abril. O watchOS 2 foi lançado apenas em setembro, junto com o iOS 9. 

Até agora, a empresa tem amarrado o lançamento do iOS e do watchOS, mas é provável que o watchOS 3 seja apresentado junto com um novo hardware do Apple Watch, e não em setembro com o esperado iOS 10. Até agora, não há rumores sobre a nova atualização para o smartwatch ou quais recursos podem ser incluídos nela.

Com informações do Mac Rumors

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar