1

CarPlay: veja como funciona o sistema da Apple para automóveis

Por Redação em | 06.03.2014 às 10h50

Apple CarPlay

Presente nos tablets, smartphones e computadores, a Apple agora está prestes a desembarcar no mundo automobilístico. No início desta semana, durante o salão do automóvel em Genebra, Suíça, a empresa anunciou o CarPlay, uma versão do sistema operacional iOS feita especificamente para carros.

O programa estará presente em veículos de marcas como Ferrari, Mercedez-Benz, Honda, Hyundai, Jaguar e Volvo ainda em 2014. Até então, o CarPlay só havia sido revelado em fotos, mas o pessoal do site Engadget teve a chance de experimentar algumas funcionalidades que fazem parte da plataforma. Para fazer os testes, a equipe viu de perto o sistema em ação dentro de uma Ferrari FF.

Pelo que se pode ver no vídeo (abaixo), é possível notar que o software funciona de uma maneira bem simples e rápida. Do lado direito do painel há um botão dedicado ao recurso que exibe várias ferramentas quando pressionado, entre elas Música, Mensagens, Podcasts, Mapas e uma opção para fazer ligações e atender chamadas.

Quando se aperta o botão "Phone", por exemplo, o usuário diz o nome de algum contato e a assistente de voz Siri completa o telefonema, assim como já acontece no iPhone. O mesmo se dá quando o indivíduo quiser mandar uma mensagem para algum contato: ele acessa a opção de "Mensagens" no visor, diz o que quer enviar e verifica com a Siri o texto antes de confirmar o envio.

Tanta integração só comprova que a assistente de voz Siri terá um papel fundamental daqui para frente nos automóveis das principais montadoras do mundo. O condutor do veículo também tem a opção de realizar todos os procedimentos pelo painel sensível ao toque, incluindo acessar sua agenda telefônica e playlists do iTunes Radio. O sistema de mapas aparenta ser mais preciso do que na versão para smartphones e o tempo de resposta para as tarefas solicitadas é bastante ágil.

Assista ao vídeo de demonstração do sistema:

Sobre o Apple CarPlay

O CarPlay é um assistente de bordo criado para incorporar as funcionalidades do iPhone a veículos automotores. O usuário pode fazer ligações, escrever mensagens de texto, navegar na internet, ouvir músicas por aplicativos como Spotify e iHeartRadio, acessar agenda telefônica, podcasts e outras atividades através de um painel sensível ao toque ou utilizando comandos de voz pela Siri.

Para o funcionamento, o motorista precisa conectar o cabo Lightning em uma entrada próxima ao painel, mas no futuro deverá ser possível fazer esse processo sem fios pelo Bluetooth ou Wi-Fi do celular. De acordo com a Apple, a integração com o aparelho vai facilitar a navegação por GPS e ajudar na busca de destinos pelo Apple Maps.

"O CarPlay foi desenvolvido a partir do zero para permitir aos motoristas uma experiência incrível usando o iPhone no carro”, afirmou em nota Greg Joswiak, vice-presidente de marketing para o iPhone e iOS. O programa será incluído em uma futura atualização do sistema operacional iOS 7 e terá compatibilidade com os modelos do iPhone 5, 5C e 5S.

Por enquanto, o CarPlay está presente apenas em carros de luxo, mas a Apple já garantiu que outras marcas também vão receber a novidade, incluindo BMW, Ford, General Motors, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota. Todas elas já fizeram parcerias com a empresa para integrar o sistema em seus carros.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL