Desenvolvedores não podem apagar reviews de apps na Google Play Store

Por Redação | em 21.01.2016 às 13h10

Google play

Uma medida de transparência está se provando, ao mesmo tempo, também uma bela mão na roda para solução de problemas com aplicativos para Android. Como alguns desenvolvedores da plataforma têm notado, não é possível deletar comentários negativos feitos nas páginas dos produtos, o que impede, por exemplo, que os produtores de software apaguem arbitrariamente as críticas negativas, que podem acabar interferindo na taxa de downloads e compras das soluções.

Por outro lado, de uns meses para cá, a Play Store começou também a coletar os dados de quem escreve análises desse tipo. E não, não estamos falando de nada que quebre a privacidade dos usuários, mas sim, informações como a versão do aplicativo instalada, o sistema operacional utilizado e até o modelo de aparelho, além de dados técnicos como tamanho de tela, resolução, linguagem de exibição e outros detalhes.

A ideia, aqui, é ao mesmo tempo impedir que um software ruim faça de tudo para ser caracterizado como tal, e ao mesmo tempo, garantir que os desenvolvedores interessados em criar algo legal corrijam problemas ou reconheçam configurações problemáticas. No console de desenvolvedor, com tais dados, eles podem partir de forma mais específica em busca de bugs, já que as descrições dos usuários quase nunca são técnicas o suficiente para permitir uma pesquisa eficaz.

Para garantir um retorno, o sistema da Google Play Store permite, ainda, que os desenvolvedores respondam, uma a uma, às críticas de seus usuários. É claro, para soluções altamente populares, isso acaba se tornando impossível, mas em casos específicos, principalmente nos quais a resolução dos problemas é encontrada, dar esse tipo de feedback pode significar a diferença entre um “cliente” nervoso e um feliz da vida com o aplicativo baixado.

Fonte: Android Central

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar