Chrome para Android vai se comunicar com dispositivos inteligentes ao seu redor

Por Redação | em 11.02.2016 às 10h07

Chrome

Parte do plano do Google para abordar a Internet das Coisas envolve colocar beacons, que funcionam via Bluetooth de baixa energia, em diversos cantos do mundo para que eles se comuniquem com smartphones. O próximo passo em direção a esse objetivo é o lançamento da versão 49 do Chrome para Android, que será capaz de interagir com estes dispositivos.

A tecnologia de beacon do Google, chamada Eddystone, foi anunciada no ano passado juntamente com o suporte para a versão iOS do Chrome. Na primeira vez que o usuário entra em contato com um beacon, ele recebe uma notificação perguntando se quer autorizar o que o Google chama de "Web física". Se o recurso for ativado, o usuário passa a receber notificações relacionadas aos dispositivos interativos que estão ao seu redor.

“Descubra páginas da Web relevantes à sua volta usando a Web física com o Chrome para Android e iOS. Por exemplo, se você está perto do pôster de um filme que faz parte da Web física, o Chrome pode mostrar uma página da Web com um trailer e horários de exibição nas proximidades”, explica o Google em sua página de ajuda sobre a Web física.

Em uma demonstração do recurso, o Google cita uma máquina de venda automática que oferece àqueles que passam perto dela a possibilidade de ganhar doces.

 pwvending.gif

Os beacons ainda não têm sido amplamente utilizados, mas a fabricante Radius Networks, por exemplo, implantou 1.500 dispositivos do tipo na Consumer Electronics Show, que aconteceu no início deste ano, para ajudar os participantes a se encontrarem pelos vastos estandes.

A possibilidade de se localizar no interior de edifícios com precisão é um dos benefícios da tecnologia, mas agora é hora de explorar seu potencial para comerciantes e lojas que desejam utilizá-la para chamar a atenção de quem passa próximo a eles.

Via Chromium Blog 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar