8

Android 4.2: conheça as novidades da versão mais recente do sistema operacional

Por Redação em | 30.10.2012 às 17h21 - atualizado em 30.10.2012 às 19h23

android jelly bean

O Google anunciou nesta segunda-feira (29) a atualização da sua plataforma móvel Jelly Bean, o Android 4.2, com suporte para mais de um usuário e novo teclado. A empresa de Mountain View, Califórnia, também anunciou o lançamento do smartphone LG Nexus 4 e do tablet Nexus de 10 polegadas.

O Android 4.2, que ainda mantém o nome Jelly Bean, foi lançado para incrementar a plataforma com novos recursos. Entre as novidades do sistema estão um novo teclado, que permite a escrita por gestos e se assemelha com o Swype, além da possibilidade de um único aparelho ser usado por mais de uma pessoa com perfis diferentes.

O novo teclado permite que o usuário digite suas mensagens apenas deslizando os dedos sobre as teclas e ele prevê a próxima letra, assim como insere espaços automaticamente e também sugere as próximas palavras para o seu texto. O 'Voice Typing' também recebeu uma atualização, garantindo a transcrição do texto falado de forma mais precisa.

Com o recurso de multiusuário, as pessoas poderão salvar arquivos, fotos, vídeos e muito mais em seu perfil no aparelho, sem comprometer ou acessar os conteúdos disponíveis nas contas dos outros usuários. Especula-se que o Android 4.2 também será equipado com controle parental, permitindo que os pais restrinjam o acesso de determinados conteúdos por seus filhos na Google Play, considerados impróprios para sua faixa etária.

Android 4.2

Segundo o Phandroid, ainda não existe nenhuma prova, mas acredita-se que os diversos usuários poderão acessar suas contas através da própria tela de bloqueio, sugerindo que o Google poderia acrescentar o recurso de desbloqueio por reconhecimento facial sem a necessidade do uso de senhas para realizar o log in no aparelho.

Algumas linhas do código do novo sistema indicam que ele será equipado com uma seção secundária que permitirá ajustes de configuração rápidos na barra de notificações, localizada na parte superior do display. Com um visual mais atraente, a nova barra permite que os usuários determinem suas ações sem ter que acessar o aplicativo e, se o tablet, por exemplo, for deixado inativo, ele irá exibir em sua tela as imagens disponíveis na Galeria, últimas notícias, entre outros.

Android 4.2

Outra melhoria apresentada pela atualização é a reformulação da Galeria de Imagens, assim como a apresentação de um novo design para os ícones de Câmera e Galeria. Especialistas acreditam que o novo visual das aplicações se assemelha com o design do Google+. Os álbuns receberam um visual Polaroid, com a borda branca, e o fundo da Galeria agora é na cor cinza, mas o funcionamento e a visualização de imagens permanecem inalteradas.

Android 4.2

O novo recurso Photo Sphere na câmera do dispositivo permite que os usuários tirem fotos panorâmicas, tanto movendo a câmera no modo paisagem como também na vertical. As imagens poderão ser apresentadas em um arquivo JPEG único, mas o Android e o Google+ contam com recursos de exibição interativa. E o Android 4.2 terá suporte para a tecnologia wireless display, que permite a visualização de conteúdos em televisores ou monitores via conexão Wi-Fi.

O assistente do Google, o Google Now, também ficou mais inteligente. Agora, ele é capaz de monitorar e-mails com confirmações de compras, voos e reservas em hotéis e apresentá-los em cartões na página inicial do dispositivo. Com isso, o usuário poderá identificar o motivo do seu voo ter se atrasado, por exemplo.

O Android 4.2 estará disponível no Nexus 4 e no Nexus 10 e, em breve, o Google disponibilizará a atualização do sistema para o Nexus 7. Já as atualizações para outros aparelhos ficam a cargo dos cronogramas de seus fabricantes.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL