Rede 4G atinge 1 bilhão de usuários no mundo em 2015

Por Redação | em 27.01.2016 às 13h55

4g

Segundo dados levantados pela consultoria Ovum, a rede móvel 4G superou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo no final de 2015. No fechamento do ano havia 1,05 bilhão de linhas em serviço em aparelhos LTE. O país que mais possui usuários da quarta geração da rede de internet móvel é a China, com 35% da base mundial. Estados Unidos (21%), Japão (9%), Coreia do Sul (4%), Reino Unido (3%), Brasil (2%), Alemanha (2%), França (2%), Canadá (2%) e Austrália (1%) aparecem em seguida. O restante dos países no mundo representam juntos 19% do total.

A marca de 1 bilhão de usuários acontece seis anos após o lançamento do 4G comercialmente. Esta mesma marca foi alcançada no 3G, mas somente dez anos depois do lançamento comercial. A consultoria Ovum acredita que a base de usuários mundial do 4G continue crescendo acima dos 20% ao ano. Se isso acontecer, haverá cerca de 2 bilhões de usuários em 2017, 3 bilhões em 2019 e 3,62 bilhões no fim de 2020.

4G

A Ovum acredita que tal crescimento será impulsionado pelos países emergentes, como China, Índia, Rússia e Indonésia. A estimativa é que a fatia do mercado de 4G seja composta da seguinte maneira: China (28%), Estados Unidos (10%), Índia (10%), Japão (4%), Rússia (3%), Indonésia (3%), Brasil (3%), Alemanha (3%), Reino Unido (2%) e Coreia do Sul (2%). Índia, Rússia e Indonésia terão um grande salto na utilização da tecnologia nos próximos anos.

4G

O barateamento dos smartphones com a tecnologia LTE é um dos grandes fatores para o crescimento da rede. A crescente demanda por maiores velocidades e a necessidade das operadoras otimizarem suas redes também influenciam diretamente a expansão do 4G em todo mundo. Além disso, é de interesse das empresas de Telecom estimular os clientes a migrarem para o 4G, tendo em vista que a infraestrutura da tecnologia é mais eficiente comparada a 2G e 3G.

Via Ovum

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar