Estreias de janeiro nos cinemas: Steve Jobs é o grande filme para o público geek

Por Sérgio Oliveira RSS | em 31.12.2015 às 09h00

Steve Jobs

Diferentemente do mês de dezembro, quando as salas de cinema receberam Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força – um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos e que já arrecadou mais de US$ 1 bilhão –, janeiro chega mais tímido e com menos títulos de peso para os cinéfilos. Ao que tudo indica, para o público geek, a película mais aguardada é a cinebiografia de Steve Jobs, cofundador da Apple falecido em 2011. A estreia, contudo, só acontece na quarta e última semana do mês. 

Até lá, janeiro trará a animação O Bom Dinossauro da Disney às salas de projeção. Embora a ideia pareça boba, o título não deixa de ser uma boa pedida para a garotada que está de férias da escola, sem contar que estamos falando de algo com o selo Disney de qualidade - então, vale a pena ficar antenado. Para o público adulto, a grande promessa é Os 8 Odiados, do cultuado diretor Quentin Tarantino. No filme, Tarantino aposta nas mesmas fórmulas que consagraram seus longas anteriores - inclusive, o Os 8 Odiados seria uma continuação de Django Livre, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz) em 2013, mas seu roteiro acabou vazando e o diretor fez diversas alterações, tendo cogitado até mesmo desistir da produção. 

O segundo quarto do mês começa tão calmo quanto a primeira semana, com o beagle mais amado do mundo de volta às telonas em Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme – mais uma excelente pedida para acalmar a molecada fora da escola. Quem conseguir fugir da criançada por um instante, pode querer conferir Creed - Nascido para Lutar. O filme é um spin-off da série Rocky Balboa e traz Sylvester Stallone na pele de Rocky como treinador do filho de Apollo Creed, um dos maiores rivais da vida do lutador. 

A penúltima semana é a primeira do mês que não tem um título voltado para o público infantil. Apesar disso, a excelente Chloe Grace Moretz estrela A Quinta Onda, que promete encantar o público juvenil. No filme, a atriz vive Cassie Sullivan, uma sobrevivente dos ataques alienígenas à Terra que está em busca de seu irmão. Além da produção hollywoodiana, vale destacar o nacional Reza a Lenda. Com Cauã Reymond no papel principal, o longa retrata um pouco da realidade de um Nordeste que sofre com a seca e que encontra no cangaço uma maneira de sobreviver - mesmo que tudo isso seja mais romantizado que o normal. 

Finalmente, os últimos dias de janeiro nos reversam a estreia da cinebiografia de um dos maiores nomes da história da tecnologia: Steve Jobs. Embora tenha sido baseado fortemente na biografia oficial do criador da Maçã escrita pelo renomado Walter Isaacson, o longa não agradou o público norte-americano, mas a expectativa é que ele desperte a curiosidade das pessoas por aqui. Nele, Michael Fassbender encarna Jobs e nos faz reviver as principais conquistas dele ao lado de Steve Wozniak, que é interpretado por Seth Rogen. Numa pegada totalmente diferente, a semana também marcará a estreia do religioso Os Dez Mandamentos, uma adaptação da telenovela homônima produzida e exibida pela Record, mas com cenas inéditas e um final diferente do visto na telinha. 

Como é possível notar, janeiro não conta com nenhum blockbuster como dezembro teve, mas a variedade de estreantes promete agradar os mais diversos públicos. A lista completa está organizada logo abaixo, com os principais filmes em destaque, com seus respectivos trailers e sinopses. Programe-se, escolha os títulos que mais lhe agradam e curta o cinema com uma boa companhia e a velha e deliciosa pipoca ao seu lado. 

Semana de 07/01 a 13/01 

O Bom Dinossauro 

Na fase pré-histórica, um asteroide não caiu na Terra e os dinossauros não foram extintos. Dessa forma, os animais vivem de forma pacífica com os humanos e uma dessas relações é do apatossauro Arlo e um menino, que é seu melhor amigo. 

Os 8 Odiados 

Entre seis e oito anos após o fim da Guerra Civil, o caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russel) e a fugitiva Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) vão para Red Rock, onde Ruth a entregará à justiça. Durante o percurso, eles acabam encontrando o Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson), um ex-soldado que se transformou num terrível mercenário; e Chris Mannix (Walton Goggins), um renegado sulista que quer ser o novo xerife da cidade. Em meio a uma nevasca, eles se perdem e encontram refúgio numa parada administrada por Minnie (Dana Gourrier) e são recebidos por Bob (Demian Bichir), Oswaldo Mobray (Tim Roth), o caubói Joe Gage (Michael Madsen) e o General Sandy Smither (Bruce Dern). Conforme a tempestade de neve piora, os oito viajantes descobrem que podem nunca chegar à Red Rock. 

O filme era para ser uma continuação de Django Livre, mas o vazamento do roteiro em janeiro de 2014 fez o diretor Quentin Tarantino cancelar a produção e realizar diversas alterações na trama. 

Vai que Dá Certo 2 

Após quase ficarem ricos com um plano quase perfeito, Amaral (Fábio Porchat), Rodrigo (Danton Mello) e Tonico (Felipe Abib) estão precisando de dinheiro e a situação piora quando Jaqueline (Natália Lage) aceita casar com um deles. Quando Danilo (Lúcio Mauro Filho) consegue um DVD com cenas comprometedoras, surge a chance deles faturarem uma bolada. Mas eles terão que enfrentar um malandro capaz de tudo para se dar bem (Vladimir Brichta), uma prima perigosa e dois policiais corruptos. 

Spotlight: Segredos Revelados 

Um grupo de jornalistas do Spotlight descobre documentos que provam crimes sexuais cometidos por padres contra crianças. Eles preparam uma série de reportagens reveladoras, evidenciando os abusos cometidos por sacerdotes da Igreja Católica. Filme baseado em fatos reais; a reportagem rendeu aos jornalistas o Prêmio Pulitzer de serviço público em 2003. 

Diplomacia 

Em 1944, o ditador Adolf Hitler não quer ver a França nas mãos do inimigo e, por isso, ordena ao general Dietrich von Choltitz que destrua Paris, reduzindo o lugar às cinzas. Bombas são colocadas em pontos turísticos como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a catedral de Notre Dame. Em muitas de suas conversas com o prefeito da Cidade Luz, Pierre Taittinger, o general decide não acatar a decisão, já que não queria para si um ato como esse, marcando seu nome como um dos heróis da Segunda Guerra Mundial. Título baseado em fatos reais. 

Outras estreias 

  • À Sombra de uma Mulher 
  • Que Viva Eisenstein! - 10 Dias que Abalaram o México 

Semana de 14/01 a 20/01 

Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme 

Charlie Brown, Snoopy, Lucy, Linus e toda a turma do beagle mais amado do mundo está de volta. A aventura começa quando Snoopy embarca numa missão em busca de seu arqui-inimigo, o Barão Vermelho, enquanto seu melhor amigo, Charlie Brown, dá início a sua própria jornada. 

Creed - Nascido para Lutar 

O veterano Rocky Balboa (Sylvester Stallone) pode não estar mais nos ringues em disputas de boxe, mas continua com o vigor de sempre, agora como treinador. Sob sua batuta está o jovem Adonis Creed (Michael B. Jordan), neto do lutador Apollo Creed, que enfrentou Balboa várias vezes no ringue. Longa é um spin-off dos filmes da série Rocky Balboa e Stallone retorna ao papel como coadjuvante. 

Carol 

Nos anos 1950, Carol (Cate Blanchet) é casada com Harge Aird (Kyle Chandler), mas o relacionamento é de aparências e ela fica presa no casamento por causa da boa condição financeira do marido. Carol busca a felicidade nos braços de outras mulheres e quando Harge descobre, ameaça se divorciar e tirar a guarda da filha do casal. Para Carol, no entanto, é inevitável censurar seu amor por outras mulheres, em especial quando ela conhece Therese Belivet (Rooney Mara), com quem vive um intenso romance. 

Irmãs 

As irmãs Maura (Amy Poehler) e Jane (Tina Fey) descobrem que seus pais vão vender a casa onde cresceram. A mãe ordena que elas esvaziem seus antigos quartos e as irmãs decidem fazer uma festa épica para se despedirem do lar onde cresceram, gerando uma série de pequenos desastres na celebração. 

Cinco Graças 

Num vilarejo turco vivem cinco irmãs de espírito livre, algo que desagrada os pais rígidos. Eles não gostam de uma determinada brincadeira delas com garotos e as proíbem de sair de casa, que acaba se tornando uma prisão para elas. As irmãs então deixam a escola, passam a usar roupas recatadas e seus pais lhe arrajam casamentos. Desesperadas para terem a vida que tinham antes, as adolescentes passam a cogitar uma fuga. 

Outras estreias 

  • Apaixonados 
  • Body 

Semana de 21/01 a 27/01 

A Quinta Onda 

No futuro, a Terra é tomada por alienígenas e, na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético acaba com toda a eletricidade do planeta. Na segunda, um tsunami mata 40% da população; e, na terceira, os pássaros começam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos outros ataques. Já na quarta onda, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa se virar sozinha para sobreviver e ainda reencontrar seu irmão. 

Pai em Dose Dupla 

Uma mulher (Linda Cardenllini) se separou do marido (Mark Wahlberg) e engata um casamento com outro homem (Will Ferrell). O problema é que o ex não aceita bem a situação e começa a competir pela atenção de seus filhos com o padrasto que acabou de chegar. 

Presságios de um Crime 

Um agente do FBI (Jeffrey Dean Morgan) recruta o médico John Clancy (Anthony Hopkins) para ajudá-lo na caça de um serial killer (Colin Farrell). Clancy possui poderes psíquicos e descobre que o assassino também tem. A partir daí eles entram num perigoso jogo de gato e rato.  

Reza a Lenda 

A seca castiga o Nordeste do Brasil e é por isso que um grupo de cangaceiros tem o objetivo de roubar uma santa de ouro, que, segundo reza a lenda, é capaz de fazer chover o ano inteiro. É nesse lugar árido que um motociclista nômade (Cauã Reymond) se apaixona por uma mulher (Sophie Charlotte). 

Boa Noite, Mamãe 

Uma família vive em uma casa isolada em meio a árvores e plantações de milho. Depois de alguns dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) retorna para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, não acreditam que a mulher com o rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes. O filme foi escolhido pela Áustria para concorrer ao Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro. 

Outras estreias

  • Joy: O Nome do Sucesso 
  • Campo Grande 
  • Virgin Mountain 
  • Autorretrato de uma Filha Obediente 
  • A Segunda Esposa 

Semana de 28/01 a 03/02 

Steve Jobs 

Produção baseada no livro Steve Jobs - A Biografia, de Walter Isaacson, esta cinebiografia conta a história do empresário Steve Jobs (Michael Fassbender), gênio da informática que fabricou os primeiros computadores pessoais na garagem de sua casa e que mais tarde fundou a Apple com seu amigo, Steve Wozniak (Seth Rogen), em 1976. 

Caçadores de Emoção - Além do Limite 

O jovem agente do FBI Johnny Utah (Luke Bracey) é recrutado para se infiltrar num grupo de surfistas. A suspeita é que os esportistas formam uma organização criminosa que rouba bancos, mas Utah acaba se envolvendo demais, tornando-se amigo do líder da gangue, Bodhi (Édgar Ramírez), e se apaixonado pela ex-namorada dele. 

Os Dez Mandamentos 

O faraó Seti ordena a morte de todos os bebês israelitas do sexo masculino, muitos deles jogados no rio nilo. Um desses meninos é acolhido pela princesa Henutmire, filha de Seti, e acaba ganhando o nome Moisés. Ele é criado como príncipe egípcio ao lado do seu tio-irmão, Ramsés, e de Nefertari, que causa a competição entre os irmãos quando se apaixonam por ela. Depois de adulto, Moisés acaba descobrindo a verdade por trás de seu passado e recebe um chamado de Deus, que lhe manda voltar ao Egito para libertar seu povo da escravidão. O filme é uma adaptação da novela Os Dez Mandamentos, da Record. 

O Presidente 

Um país fictício vive dias de terror, cheios de enfrentamentos da polícia com a população. O presidente emprega um governo ditatorial, mas acaba sendo derrubado depois de um golpe de Estado. Sua família foge e o abandona com um neto de 5 anos. O político, então, raspa a cabeça, se disfarça de músico de rua e logo sente na pele o que a população vem sofrendo por causa da forma como conduziu o país. 

A Senhora da Van 

Baseado em fatos reais, o filme conta a história da senhora Mary Shepherd (Maggie Smith), que vive dentro de sua van quebrada estacionada na garagem de uma casa. Seu plano era ficar ali por apenas 3 semanas, mas já está lá há 15 anos. No começo, o dono da garagem, o dramaturgo Alan Bennett (Alex Jennings), a tratava de forma ríspida, mas o tempo acaba transformando os dois em grandes amigos. 

Magical Girl, a Garota de Fogo 

A menina Alicia (Lucía Pollán) de 12 anos está na fase terminal da leucemia. O sonho dela é ganhar o vestido da personagem Magical Girl Yukiro, de um anime do qual é muito fã. A peça é muito cara, mas o pai de Alicia, Luis (Luis Bermejo), não mede esforços para realizar esse sonho, nem que tenha que se envolver em situações escusas. 

Outras estreias 

  • Truman 
  • The Accountant 
  • Norm of the North 
  • Anomalisa 
  • Oito e Meio 
  • Truth 
  • Trumbo: Lista Negra 
  • Volta à Terra 
  • O Abraço da Serpente 
  • Amor em Sampa 
  • O Cemitério do Esplendor 
  • O Novíssimo Testamento 
  • O Cavalo de Turim 

Vale lembrar que as datas de estreia são definidas pelas distribuidoras, mas a exibição depende das salas de cinema. Consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar