3

O que achamos de jogar Angry Birds em uma SMART TV

Por Felipe Santana Felix RSS | 17.08.2012 às 12h45 - atualizado em 17.08.2012 às 17h51

Angry birds tv

Para incrementar a loja de aplicativos de sua Smart TV, a sul-coreana Samsung irá investir no desenvolvimento de games. Um dos primeiros enforços que demonstram o quão empenhada a empresa está foi a parceria com a Rovio para adaptar o já clássico Angry Birds em seu produto. Em um evento para a imprensa na manhã de ontem (15), tivemos o prazer de ver o jogo, que é o "Super Mário" desta geração de games, em uma plataforma nova e diferente.

A possibilidade de conexão com a web acaba tornando a televisão um canal aberto para diversas funcionalidades diferentes, como videos no YouTube, filmes em streaming, video conferências, acesso a e-mail, redes sociais entre outras, mas falar de games em Smart TVs é um assunto complicado porque a jogabilidade fica limitada devido à capacidade do equipamento.

No caso do Angry Birds para Smart TVs, a Rovio adaptou a jogabilidade touch para o reconhecimento de movimento, utilizando a câmera da televisão de forma "similar" à do Kinect. 

O trabalho feito pela finlandesa para dar a sensação de controle ao usuário foi perfeita. Após o reconhecimento dos seus gestos, a mão do usuário é retratada como uma nuvem na tela do jogo. Para atirar, basta levar sua mão aberta até a ave, fechar o punho, escolher uma angulação e abrir a mão. A nuvem acompanha o movimento do punho de abrir e fechar, dando a sensação de reprodução fiel dos comandos. De resto, o jogo é idêntico ao Angry Birds das outras plataformas.

O unico - e grande - problema foi o recurso principal para se jogar Angry Birds: o reconhecimento dos gestos. Antes de mim, algum "gigante" devia estar jogando, então a câmera do equipamento teve de ser regulada para minha altura mas, mesmo assim, continuei enfrentando alguns problemas com gestos mais rápidos. Então tive de me contentar em jogar de uma forma "light". Como já não esperava um grande desempenho deste tipo de controle em uma Smart TV, não fiquei surpreendido.

Analisando um pouco mais o produto e a forma com que ele pode devolver à televisão o posto de entretenimento coletivo em uma casa, não vejo muito futuro para um desempenho positivo de Angry Birds ou qualquer outro jogo individual casual. Para que games façam sucesso nas Smart TVs o futuro é a multi tela, para que gadgets possam interagir simultaneamente com o equipamento, possibilitando que as pessoas presentes possam se divertir juntas.

O Gerente de Conteúdo para Smart TVs, Marcelo Natali, salientou que já existe um aplicativo de conversão para todos os sistemas operacionais do mercado e que para aumentar o portfólio de games da loja, títulos com o intuito multi player utilizando dispositivos móveis como controles já estão em desenvolvimento.

Quem sabe não podemos ver um jogo de poker onde a televisão seja a mesa principal e os jogadores possam ver e jogar a partir de seus celulares? Não seria um sonho, além de funcionar muito melhor que o Angry Birds numa Smart TV.

Disposição dos produtos na coletiva Jornalistas na coletiva Jornalista jogando Angry Birds Executivo da Samsung Brasil e GP da Rovio para assuntos da América Latina c
Disposição dos produtos na coletiva
Disposição dos produtos na coletiva slideshow lupa
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

CURTA NOSSO FACEBOOK E RECEBA
NOSSAS NOTÍCIAS EM SUA TIMELINE