Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bolsonaro se reúne com executivo da Huawei para tratar de 5G

Por| 19 de Novembro de 2019 às 15h50

Link copiado!

Bolsonaro se reúne com executivo da Huawei para tratar de 5G
Bolsonaro se reúne com executivo da Huawei para tratar de 5G
Tudo sobre Huawei

As especulações sobre negócio da Huawei com o 5G brasileiro avançam mais um pouco. Após as falas do embaixador chinês em Brasília, Yang Wanming, em que se mostrava confiante na cooperação entre China e Brasil, o presidente Jair Bolsonaro recebeu, ontem (18), Zou Zhilei, o CEO da Huawei para a América Latina.

Vale lembrar que, na semana passada, o presidente chinês Xi Jinping esteve em Brasília com Jair Bolsonaro por conta da reunião do BRICS, entre as potências emergentes. Na ocasião, o dirigente chinês sinalizou robustos investimentos, de pelo menos US$ 100 bilhões de fundos estatais, para projetos no país, desde que o Brasil adotasse uma posição pragmática em relação à China.

Encontro da Huawei

Dentro dessa posição pragmática, pode-se especular que esteja inclusa a autorização da Huawei para participar da construção da quinta geração da internet móvel no país, o 5G. Segundo fontes próximas, a ideia da companhia chinesa é de acelerar sua construção, e para isso deve tentar financiar a instalação da infraestrutura implementada pelas operadoras de telefonia celular.

Continua após a publicidade

Em sua visita oficial ao Brasil, o CEO da Huawei para a América Latina disse que a empresa quer ser fornecedora para as teles no 5G e que seus equipamentos são seguros. Durante a apresentação, foi destacada a atuação da companhia por mais de 20 anos no país, com o fornecimento de equipamentos e oferecendo treinamento aos engenheiros das operadoras.

Sobre a reunião, o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou a respeito do executivo e explicou que "não foi feita a proposta, ele apenas mostrou que quer o 5G no Brasil." Isso porque, para a Huawei, o desejo é de que o governo brasileiro não interfira nas escolhas das companhias de telecomunicações, para que essas empresas sejam livres para escolherem seus fornecedores, quando a Anatel marcar o leilão.

Ainda sobre a disputa entre as gigantes da tecnologia e, principalmente, entre os EUA e a China, Bolsonaro conta que está "sabendo que tem uma firma sul-coreana também em condições de operar 5G”. O presidente também especulou que considerará termos como a "melhor oferta" e a "conectividade".

Como poderia funcionar?

Continua após a publicidade

A companhia chinesa é a maior fornecedora de equipamentos de rede de telefonia no mundo e mais da metade das operadoras utiliza sua tecnologia. Nesses casos, a Huawei somente vende o equipamento de infraestrutura para que as operadoras de telefonia comprem e instalem. Com a liberação de sua participação da concorrência do 5G, o governo brasileiro não seria seu cliente.

No entanto, o presidente tem poder para barrar a participação da companhia na construção da nova tecnologia no país. Isso porque leilão do 5G deve acontecer o próximo ano, quando as operadoras devem apresentar suas propostas. Essas empresas de telecomunicações terão de instalar suas redes seguindo especificações técnicas a serem definidas pelo governo. Dependendo desses padrões, a Huawei pode ser impedida de fornecer equipamentos.

Nesse cenário, a China pode ver o impedimento como uma ofensa que interfira negativamente na nova rodada de investimentos no Brasil, anunciada anteriormente. Atualmente, são três companhias que concorrem pelo espaço 5G: a chinesa Huawei, a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson. Por enquanto, não se sabe á qual empresa sul-coreana o presidente se referia em sua fala.

Continua após a publicidade

Entre os planos americanos para a questão, está o adiamento do leilão do 5G. Dessa forma, as empresas ganhariam tempo para alcançar o padrão tecnológico dos chineses e, assim, poderiam concorrer na disputa pelo mercado brasileiro.

Relação com os EUA

De olho no avanço da Huawei, os EUA têm intensificado o lobby contra a entrada da companhia chinesa no país pelo futuro do 5G. Representantes do presidente americano Donald Trump têm levantado preocupações sobre a segurança dos equipamentos da companhia chinesa em encontros com autoridades nacionais, incluindo os riscos de ataques cibernéticos e espionagem.

Ainda, os americanos alertam que o aprofundamento da parceria na área de defesa entre os dois países, como a cooperação militar e a transferência de tecnologia, dependem de garantias de que as telecomunicações usadas pelo Brasil sejam totalmente confiáveis — o que um acordo com a Huawei no setor de infraestrutura colocaria em risco.

Continua após a publicidade

Na contramão de suas propostas, o governo americano teve que recuar seus esforços, pelo menos nos EUA. O país acaba de conceder uma nova extensão de três meses na licença à Huawei e suas afiliadas para negociar com companhias dos Estados Unidos. Segundo um documento publicado ontem (18), somente a partir do dia 16 de fevereiro que a proibição passará a valer.

Fonte: O GloboFolha de S. Paulo