9

Melhore sua conexão Wireless com ferramenta gratuita

Por Julia Boynard RSS | 15.12.2013 às 15h35

Router Wireless

Você costuma ter problemas com a conexão wireless? Existem alguns motivos para a instabilidade do sistema sem fio, como o uso do mesmo canal por redes próximas. Em um teste feito pelo SIMET (Sistema de Medição de Tráfego da Internet), uma série de ferramentas úteis diagnosticam a velocidade detalhada, mapa de qualidade de rede da região e um "Teste Wi-fi". 

O último serve para indicar o melhor canal de comunicação wireless para seu roteador. Após verificar os dispositivos próximos e que usam faixas de comunicação wi-fi, é sugerido um canal que sofre a menor inferferência de aparelhos (telefones sem fio, hot spots e roteadores vizinhos). 

Utilizando o canal sugerido, sua conexão melhora, podendo alcançar distâncias maiores e, até mesmo, vencer obstáculos antes intransponíveis (paredes, lajes, etc) que estejam entre o roteador wireless e o seu computador (ou outro dispositivo wifi).

Para ter acesso à ferramenta, acesse o site, clique em "Teste a Velocidade de sua Internet", preencha os campos e aguarde. 

teste de wireless

Após os testes, um botão "Testar WiFi" será apresentado. Basta clicar sobre ele para visualizar um gráfico que informa quais são as conexões próximas que estão afetando o sinal do seu roteador wireless. Passe o mouse sobre as barras do gráfico para obter informações sobre os dispositivos próximos. Barras em vermelho indicam dispositivos que estão interferindo em sua conexão.

teste de wireless

Após realizar o teste, será apresentada uma tela com a sugestão do melhor canal de comunicação para sua rede wireless. Em seguida, basta reconfigurar o roteador com o valor sugerido e desfrutar de uma conexão livre de interferências (ou, pelo menos, com menos interferência do que antes).

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL