58

Mas que diabos é esse Twoo, serviço que passou a lotar sua caixa de e-mails?

Por Luciana Zaramela RSS | 22.03.2013 às 15h30

twoo

A onda de redes sociais mexe com a criatividade dos internautas. Tanto que alguns deles resolvem aproveitar a ideia da convivência e amizades online para desenvolver sua própria rede, com o propósito que lhes vier à cabeça. Foi assim com o Badoo, aquela rede social de encontros (nem sempre) amorosos que acabou ficando mal vista aos olhos da sociedade virtual por dois motivos: o que era pra ser "um meio de conhecer gente nova" acabou virando "site de pegação"; e seus constantes e-mails enviados a quem nem sequer participava do grupo irritou muita gente por aí.

Como foi muito bem observado pelo pessoal do Tecnocracia, o Badoo pisou tanto na bola que seus e-mails acabaram se tornando rapidamente identificados como SPAM pela maioria dos programas e enviados automaticamente para o lixo eletrônico.

Twoo

Agora, a nova onda de SPAMs é o Twoo, uma rede social belga que virou novidade internacional e tem a mesma premissa do Badoo. O grande problema é que a turma do Twoo não parece se preocupar muito com a reputação do internauta e acaba "queimando seu filme" na web, sem que ele imagine que isso possa estar acontecendo. A prática de SPAM é abusiva – e já pode ter gente achando que você está no Twoo, cadastrado na vitrine virtual, ou à procura de um relacionamento estranho.

Entenda o que é SPAM

O termo SPAM foi adotado pelos internautas graças à inspiração em um sketch do grupo de comediantes ingleses Monty Python. No quadro, os humoristas se referem a uma carne enlatada da marca SPAM, e o enredo da década de 60 associado às mensagens repetitivas e não solicitadas acabou colando com a prática do envio de e-mails sem autorização da era contemporânea.

Se você curte humor britânico, vale a pena dar umas boas risadas com o sketch:

Twoo, o spam e a sua reputação

O grande problema da nova rede é utilizar dos contatos de uma pessoa para conseguir atrair mais usuários. Ultimamente, o número de reclamações de internautas que vêm recebendo e-mails de amigos adicionando-os como contatos e convidando-os para a nova rede está crescendo abruptamente. Só que, na verdade, o remetente do e-mail nem faz ideia do que está sendo veiculado em seu nome. Trata-se apenas de uma obra do Twoo. 

Afinal, você conhece alguém que esteja nessa rede social? Já entrou lá para verificar? Se sua curiosidade fez com que você clicasse em algum link para conhecer a nova rede, seja por um convite ou navegando na internet, pode esperar que lá vem bomba. Isso pode ser o suficiente para que seus dados sejam utilizados para que o Twoo comece a enviar e-mails em seu nome.

Segundo o Twoo, a discrição de seus usuários permanecerá intacta: não será exibido o nome do perfil, nem fotos, nem informações adicionais. Mas utiliza de seus dados para disparar e-mails para todos os seus contatos – incluindo parentes, cônjuge, namorado(a), contatos antigos, colegas de trabalho, chefe, profissionais de outras áreas – dizendo que você faz parte da rede. É, no mínimo, desconcertante. E difícil de explicar.

Já entrei, e agora?

Se você caiu na pegadinha, ou acabou clicando no link por curiosidade e logo saiu da página, pode se preparar: no mínimo, metade dos seus contatos já recebeu um e-mail seu convidando para conhecer a rede de pegação. O único jeito de acabar com isso é remover a conta.

Deletar TwooJá tem muita gente buscando uma forma de sair da rede social

Se você tem o aplicativo do Twoo no Facebook, vá até Configurações de Conta, selecione a opção Aplicativos/Apps na coluna da esquerda e delete o Twoo, clicando no [x] à direita. 

Agora, se você não faz ideia de que o Twoo conseguiu enviar tantos e-mails em seu nome convidando seus amigos a fazerem parte da rede, terá de fazer seu login e remover sua conta. Para isso, basta clicar em Conta/Editar e escolher a primeira opção de dados básicos. Nela, você visualizará a opção remover/apagar sua conta. Continue com o procedimento até sair por completo do Twoo.

Conseguiu sair dessa? Passou apuros com e-mails enviados em seu nome? Conte pra gente!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL