Como melhorar a qualidade do som no Spotify

Por Felipe Demartini RSS

Spotify

Atualmente utilizamos uma gama de dispositivos para curtirmos os mais variados sons em serviços de streaming como o Spotify. Contudo, não é nada legal ouvir aquela música favorita e perceber que ela está sem vida quando ouvida pelo celular, enquanto passa a sensação de que você está em um show ao vivo no sistema de som da sala.

Mas antes de culpar os alto-falantes do seu smartphone ou aquele fone de ouvido vagabundo, saiba que eles podem ser apenas parte do problema. Cada tipo de música utiliza os instrumentos e sons de uma maneira particular e, sendo assim, necessitam de ajustes específicos. Mexendo neles, é possível melhorar a qualidade e fidelidade do áudio mesmo utilizando os equipamentos mais simples.

A mágica acontece por meio de uma opção chamada “Equalizador”, que foi incluída com pouco alarde em uma atualização do Spotify de 2014. Por ser tão escondida, muita gente acaba nem mesmo tomando conhecimento de sua existência, mas ela está lá, disponível nas versões Android e iOS do serviço.

Equalizador Spotify

Para acessá-la, basta seguir para o menu “Configurar” e, na sequência, escolher a opção “Playback”. O Equalizador estará na tela seguinte e é a penúltima opção.

Não se assuste com o gráfico exibido nem com as indicações em hertz, pois a utilização da função é bem simples. Ao ativá-la, o usuário passa a ter controle manual das configurações de graves, médios e agudos, configurando-as de acordo com o som que está sendo ouvido. As músicas podem ser escutadas enquanto se mexe nos ajustes e as mudanças acontecem em tempo real.

Equalizador Spotify

O Spotify também disponibiliza uma série de ajustes pré-programados baseados nos mais diferentes estilos e preferências. Há, por exemplo, funções próprias para música eletrônica, rock ou clássica, além de configurações voltadas para alto-falantes pequenos ou fones de ouvido. Basta mexer e encontrar a melhor combinação.

Caso queira voltar o sistema a seu estado inicial, basta desativar a função de Equalizador, logo na primeira opção da lista. Isso faz com que o Spotify resete todos os ajustes e utilize as configurações padronizadas do serviço.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar