Como bloquear comentários sobre BBB nas suas redes sociais

Por Durval Ramos RSS

BBB

A gente tem realmente pouca coisa para comemorar no início do ano. Quase como uma ressaca das festividades de Reveillon, as primeiras semanas de janeiro são sempre marcadas por coisas ruins, como a chegada das contas, o retorno ao trabalho e, para muitos, a estreia de mais uma temporada de Big Brother Brasil. E, desta vez, não será diferente.

O brasileiro criou uma ojeriza tão grande ao programa que qualquer menção a ele pode ser interpretada como uma ofensa pessoal. Portanto, não é estranho ver as diversas ferramentas criadas para driblar comentários sobre o reality show. Seja no Twitter, no Facebook ou mesmo em outros sites, é possível passar os próximos meses totalmente livre de qualquer referência ao que acontece na "Casa Mais Vigiada do Brasil".

Assim, se você quer se juntar ao coro dos descontentes e fingir que a tal "nave louca" não existe, saiba como evitar que o BBB se torne um tópico frequente em sua vida e bloquear qualquer referência sobre o assunto. Chegou a hora de colocar o Big Brother no paredão.

Big Brother

Pesquisa básica

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma lista com as palavras-chave referentes ao programa. Basicamente, pense em modos como as pessoas vão se referir ao reality show para poder bloqueá-lo antes que esses termos comecem a aparecer. Como já temos 15 anos de experiência de esquiva do assunto, é fácil ter uma ideia dos termos mais usados, mas sempre é bom se precaver com variações um pouco mais criativas e até algumas hashtags.

Comece pelo nome do programa. Big Brother Brasil, Big Brother, BigBrother, BBB, BBB16, #BBB, #BBB16 e #BigBrother são alguns exemplos básicos, mas nada impede que alguém tenha a brilhante ideia de falar sobre a casa de uma nova forma, então seja criativo e explore outras possibilidades caso ache necessário. Adicione também palavras relacionadas (e suas devidas hashtags), como paredão, líder, prova, anjo, Big Fone, imunidade, eliminação e eliminado. Isso vai ajudá-lo a evitar ver comentários sobre algum desses acontecimentos.

Big Brother Brasil

Em seguida, liste os nomes que devem aparecer. Bial e Boninho são os básicos, mas você vai precisar adicionar também os participantes dessa nova edição para evitar que aquela sua tia comece a falar sobre alguém que você não faz a mínima ideia de quem é e, na curiosidade, acabar caindo em algum site de fofoca. Para ajudá-lo, segue a relação com os brothers e sisters do BBB 16: Adélia, Alan, Ana Paula, Daniel, Harumi, Juliana, Laércio, Maria Claudia, Munik, Renan, Ronan e Tamiel. 

Agora que você já tem uma lista com todos os possíveis termos que as pessoas devem usar para se referir ao BBB 16, chegou a hora de usá-los para, de fato, impedir qualquer menção ao programa em sua vida. O Google Chrome e o Firefox possuem várias extensões úteis que podem ajudá-lo a passar incólume os próximos meses.

No BBB

A mais famosa delas é o "No BBB", um complemento para Chrome e Firefox que é recomendado todos os anos por quem não quer saber de Big Brother em sua vida. Ele faz a limpa em comentários que possam aparecer tanto no Facebook quanto no Twitter, além de outros portais que inevitavelmente vão falar sobre o tema. Você pode desativar um ou outro caso ache necessário. Além disso, apesar de já vir com algumas palavras-chave pré-cadastradas, você pode adicionar novas ao clicar sobre o ícone que aparece em seu navegador. Basta utilizar a lista que montamos anteriormente e seguir sua vida como se não houvesse BBB.

No BBB

Contudo, apesar da sua popularidade, a utilização da extensão deixou a desejar em ambas as redes sociais. Tanto no Twitter quanto no Facebook, ela apenas adicionou um alerta de que o comentário em questão era referente ao Big Brother, mas não ocultou nada. O plugin até dizia que havia feito a limpeza, mas era fácil visualizar imagens e postagens referentes ao programa.

Chega de BBB

O "Chega de BBB", disponível para o Chrome, funciona de maneira bem parecida. Como a sua própria descrição afirma, ele elimina todo o conteúdo referente ao programa da internet inteira. Com uma interface um pouco mais elaborada, ele também permite o cadastro de novos termos, mas se difere por permitir exceções. Por padrão, ele libera apenas alguns serviços de e-mail, mas você pode adicionar novos pontos de escape.

Chega de BBB

Desta vez, contudo, a coisa foi bem mais eficiente. Todas as aparições com os termos cadastrados são automaticamente substituídas por um ícone que deixa claro o bloqueio. E ele funciona até mesmo com links compartilhados, ou seja, você realmente fica imune a qualquer notícia do programa e até a comentários.

Larry Filter

Já para quem quer opções um pouco mais amplas e que não se limitem apenas ao reality show — afinal, vem aí a próxima temporada de MasterChef e os campeonatos estaduais de futebol —, o Larry Filter é uma ótima solução para quem quer banir alguns temas de sua timeline no Twitter, seja no Chrome ou no Firefox. Específico para a rede social de 140 caracteres, ele permite também o bloqueio de certos usuários, o que é perfeito para impedir qualquer menção àquele chato que não para de narrar o que está acontecendo na casa mais vigiada do Brasil. 

Larry Filter

Além disso, é possível ocultar completamente os tweets com os termos proibidos ou apenas reduzir a sua opacidade. No caso da primeira opção, você simplesmente não tem qualquer indicativo de que algo foi escondido, o que ajuda a fazer com que os meses de BBB passem completamente despercebidos. O único "porém" é que o seu funcionamento se limita apenas à versão web do Twitter e não aos vários clients usados, como o TweetDeck.

TweetDeck

Falando no próprio, o serviço baseado no Twitter conta com seu próprio sistema de filtragem. Embora não seja uma extensão, vale a pena citá-lo por conta de sua tremenda eficiência. Você pode criar uma lista de palavras e hashtags proibidas ao clicar em configurações e, em seguida, na opção "Mute". Então, basta colocar os termos que você pretende ocultar e pronto.

Tweetdeck BBB

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar