5

Agilidade: saiba como unir suas contas de email em uma única caixa de entrada

Por Redação em | 11.10.2012 às 13h57

Email

Fazer malabarismos para conseguir lidar com várias contas de e-mail diferentes não é fácil, e dá um trabalho danado! Mas, para nossa alegria, os principais provedores de e-mail - Gmail, Outlook (Hotmail) e Yahoo - nos dão a opção de unir todas as contas de e-mail em uma única caixa de entrada.

Essa é uma ótima ferramenta para aqueles que não têm o hábito, ou simplesmente não gostam, de usar clientes de e-mail - como o Microsoft Outlook, por exemplo. As dicas abaixo vão te ajudar a receber e enviar e-mails da conta que desejar sem precisar abrir uma série de abas para gerenciar suas contas de diferentes provedores.

Gmail

É muito simples realizar este procedimento em sua página do Gmail, até porque o recurso está presente nas configurações nativas do provedor do Google. 

Depois de realizar o login no Gmail, basta você clicar no menu 'Configurações' - representado pelo ícone de uma engrenagem, no canto superior direito da tela - e em seguida na aba 'Contas'. Depois clique na opção 'Adicionar uma conta de e-mail POP3 que você possui' (conforme imagem abaixo), e logo um pop-up se abrirá pedindo o endereço da conta que deseja adicionar.

Quando solicitado, digite a senha da conta fornecida, o servidor POP e a porta. Geralmente o sistema reconhece e sugere automaticamente esses dados. Você também pode escolher alguns recursos de personalização, incluindo o arquivamento automático das mensagens enviadas para esse endereço de e-mail, bem como a definição de uma marcação para elas.

Configurações do Gmail

O próximo passo é garantir que você poderá enviar e-mails usando essa conta. Você será solicitado a definir isso após adicionar o novo endereço. É tudo bem intuitivo, e você deverá seguir os seguintes passsos:

  • Digite seu nome - ou como você quer que ele seja exibido para os destinatários.
  • Escolha se deseja enviá-lo através do Gmail ou através de servidores do seu provedor de e-mail SMTP.
  • Digite o código de confirmação enviado para seu endereço de e-mail secundário.
  • Quando for enviar uma nova mensagem, agora você vai notar um menu drop-down no campo 'De', onde você poderá escolher qual endereço usar para enviar uma mensagem.

O passo final, que é opcional, é permitir a utilização de várias caixas de entrada, que vai ajudar a te dar uma visão mais organizada das contas. Para fazer isso você deve ir até a aba 'Labs', que também fica em 'Configurações', e procurar pela opção 'Várias caixas de entrada'. Selecione 'Ativar' e depois 'Salvar alterações', no final da página.

Gmail Labs

O Gmail vai exibir seus rascunhos e e-mails marcados com estrela separadamente, mas é possível personalizar o que deseja visualizar. Para isso, clique novamente em 'Configurações', que agora terá uma nova guia  chamada 'Várias caixas de entrada'.

É nessa etapa que você irá definir os critérios de cada uma das caixas de entrada. No painel esquerdo, você adiciona uma palavra-chave a ser buscada - é possível definir um marcador, adicionando a expressão "is" à frente da palavra desejada - e, à direita, o nome da caixa de entrada. Logo abaixo, você poderá escolher quantas mensagens gostaria de visualizar na caixa de entrada secundária e a posição da mesma. Depois, salve novamente as alterações. 

Gmail várias caixas de entrada

Outlook (Hotmail)

Com o lançamento de uma interface baseada na web para o Outlook - que vai ficar no lugar do antigo Hotmail -, agora você pode usar o serviço para criar uma caixa de entrada unificada.

Primeiro, faça seu login normalmente com sua conta do Microsoft Live. Depois clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito, para acessar o menu 'Mais configurações de e-mail'. Em seguida, procure por 'Enviando/recebendo emails de outras contas'. Siga o procedimento indicado pelo sistema e clique em 'Adicione uma conta de email', e digite o seu endereço de e-mail e senha.

Nessa etapa você irá decidir onde quer salvar os novos e-mails deste endereço - na caixa de entrada ou em uma nova pasta, que você poderá renomear como quiser.

Depois de passar por essas etapas, você vai receber um e-mail de verificação em seu endereço secundário. Assim como no Gmail, você poderá selecionar de qual endereço deseja enviar uma mensagem quando for escrevê-la.

Outlook_recebendo emails de outras contas

Yahoo

Se você preferir usar o Yahoo Mail como sua caixa de entrada principal, faça login na sua conta do provedor. No menu no topo da página, clique em 'Opções' e selecione 'Opções' novamente. Clique em 'Contas de e-mail', localizado no menu lateral , e de lá você pode adicionar outras contas. 

Clique no botão '+ Adicionar' e será solicitado que você digite um nome para a conta e o endereço do e-mail. O Gmail e o Outlook tornam as coisas um pouco mais fáceis, pois geram automaticamente as configurações, mas com o Yahoo você tem que inserir as configurações POP para cada uma de suas contas.

Configurações de e-mail do Yahoo

Após salvar suas configurações, você também deve receber um e-mail de confirmação enviado para a sua conta  secundária - que pode ser a sua própria conta do Yahoo. Assim como no Gmail e no Outlook, você poderá selecionar a opção "enviada de" usando um menu drop-down localizado na janela de composição de um novo e-mail.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL