4 maneiras de ter o conteúdo da Wikipédia disponível offline

Por Douglas Ciriaco RSS

Wikipedia

A Wikipédia é, sem dúvida, uma dádiva. Ela pode não ser o local ideal para você basear a sua tese de mestrado, mas serve perfeitamente como ponto de partida para suas pesquisas a respeito de uma porção de coisas — inclusive de conteúdos que serão destrinchados em livros e em outras páginas da web para construir um trabalho mais sério na faculdade.

Enfim, seja para cultura inútil, informações sobre personalidades, dados históricos ou apenas para passar o tempo, a Wikipédia serve a inúmeros propósitos de maneira incrível, sempre no espírito da liberdade de compartilhamento e de participação, algo que deveria nortear a internet em qualquer lugar do mundo. Mas se tudo está disponível online, nem sempre será possível acessar certos conteúdos estando desconectado da web.

E é aí que entram as dicas de hoje: algumas maneiras para você ter o conteúdo da Wikipédia disponível mesmo estando offline. Confira:

1. Crie livros

A Wikipédia conta com um recurso muito interessante chamado “Criador de Livros”. Talvez você já tenha deduzido para que ele serve, mas vamos deixar tudo bem claro: aqui é possível escolher vários artigos e reuni-los em um único arquivo PDF. Assim, você tem seus próprios livros com o conteúdo escolhido de maneira personalizada conforme as suas necessidades.

Para isso, basta acessar um artigo da Wikipédia e clicar sobre a opção "Criador de Livros", presente no menu à esquerda. Na nova tela que se abriu em seu navegador, clique em “Iniciar o criador de livros” para começar a escolher os artigos que vão compor a sua obra.

Wikipédia Offline

Ao fazer isso, uma barra do Criador de Livros aparece sempre no topo da tela. Assim, é só navegar pela enciclopédia entre os artigos que você deseja juntar ao livro e clicar em “Adicionar esta página ao seu livro”.

Wikipédia Offline

Para ver como tudo está ficando, clique em “Mostrar livro”. Ao fazer isso, você pode adicionar título e subtítulo à sua obra, definir a dimensão do papel e até mesmo incluir tabelas de conteúdo.

Wikipédia Offline

Por fim, clique em “Descarregar” para fazer o download do livro em um arquivo PDF. Este processo leva alguns instantes até ficar pronto — quanto maior a quantidade e o tamanho de artigos, mais tempo o livro demora para ficar pronto. Ao final, basta clicar em “Transfira o ficheiro” para salvá-lo em seu computador. O livro é um PDF inteligente, com capa, sumário com links e tudo mais. É um jeito prático de organizar o conteúdo.

2. Baixe artigos individuais em PDF

Vamos supor que você não precisa de vários artigos, mas de apenas um deles. As cabeças pensantes por trás da Wikipédia imaginaram que muita gente teria essa necessidade e adicionaram a função “Descarregar como PDF” ao menu lateral da enciclopédia.

Wikipédia Offline

Clique sobre ela para ser levado a uma nova página. Lá, clique sobre o link “Transfira o ficheiro” para fazer o download do artigo em um arquivo PDF. Da mesma forma que no livro, o documento aqui utiliza recursos que facilitam a sua navegação pelo conteúdo do artigo.

3. Imprima um artigo

Se você não terá à sua disposição nem conexão com a internet nem sequer um computador para abrir um arquivo PDF, talvez recorrer à impressão de artigos seja a melhor saída. A Wikipédia também conta com um recurso especialmente desenvolvido para suprir esta demanda.

No menu lateral de cada artigo há a opção “Versão para impressão”. Clique sobre ela para carregar uma versão limpa do artigo, ideal para impressões.

Wikipédia Offline

Então é só usar a função de imprimir embutida em seu navegador para dar sequência à tarefa.

4. Baixe toda a Wikipédia

Já sabemos. Nada disso é o suficiente para você. Sua sede de conhecimento é tamanha que ficar com apenas um ou outro artigo da Wikipédia armazenado em seu computador não o satisfaz. Então o jeito é baixar toda a base de dados da Enciclopédia Livre para a sua máquina. Você pode fazer isso acessando o Guia de consulta e reprodução/download.

Wikipédia Offline

Lá, é só utilizar uma das opções de download e aguardar até que tudo seja baixado. Mas vale lembrar que este processo deve levar algum tempo — se você está com pressa, a dica é optar pelo download da versão sem imagens.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar