Será que você conhece todos os recursos do Instagram?

Por Patrícia Gnipper RSS

Instagram

Recentemente publicamos aqui no Canaltech uma lista mostrando 6 recursos do Instagram que não são assim tão utilizados pela maioria dos usuários. Mas você sabia que a rede social de fotos e vídeos oferece uma quantidade ainda maior de ferramentas?

Apesar delas não ficarem exatamente escondidas (pelo menos a maioria delas), acabam passando despercebidas por muitos instagrammers que não dedicam tanto tempo assim ao uso do aplicativo. Mas não tem problema, a gente montou uma nova relação de recursos interessantes do Instagram para que você faça o melhor uso possível do serviço!

Além de poder visualizar todas as publicações que você já curtiu, acessar as fotos nas quais seu usuário foi marcado, conferir os likes dos seus amigos e trocar mensagens diretas, o Instagram também permite receber notificações sempre que seus perfis favoritos publicarem alguma novidade, administrar os filtros disponíveis e tem até mesmo a opção de esconder fotos em que foi marcado, que por qualquer razão que seja você não deseje mantê-las em seu perfil. Além desses recursos, a rede social também permite:

1) Enviar posts do seu feed para amigos

O recurso "Direct" — que serve para trocar mensagens privadas com textos acompanhados por fotos — também tem outro propósito: enviar fotos do seu feed para amigos. Basta clicar na “setinha” que fica localizada logo abaixo as fotos publicadas e selecionar seus amigos na tela “Enviar Para” que abrirá em seguida.

Instagram

2) Endireitar e rotacionar fotos

Ao publicar uma nova imagem, desde que você mantenha o recorte quadrado (1:1) que vem como padrão no Instagram, é possível rotacioná-la, endireitá-la ou ajustar sua perspectiva. É bem fácil: após selecionar a imagem que deseja publicar, o terceiro ícone localizado no topo da janela representa uma ferramenta. Clicando nele, abrem-se as opções de edição, como a regulagem de brilho ou saturação, por exemplo. A primeira opção é a ferramenta de Ajuste, e basta arrastar a regulagem para a direita ou para a esquerda para regular a direção da foto.

Instagram

3) Editar “captions”

Nem todo mundo sabe, mas é possível editar a legenda das suas fotos (ou caption), mesmo após a publicação. Sabe aqueles três pontinhos que ficam logo abaixo da imagem? É só clicar nesse ícone para excluir, compartilhar ou editar a imagem.

Instagram

4) Alterar o thumbnail de seus vídeos

Quando estiver publicando um novo níveo, saiba que é possível escolher o frame exato do arquivo para constar como thumbnail — ou miniatura — da publicação. Ao clicar no ícone representado por uma tesoura no ato da postagem do vídeo, você pode cortá-lo para que ele caiba no limite de minutos que o Instagram permite, mas o ícone localizado à direita da tesourinha é o que faz com que seja possível selecionar a imagem de “capa” do vídeo.

Instagram

5) Visualizar posts em um mapa global

Esse recurso está presente não somente no seu perfil, como no de qualquer usuário. Ao publicar imagens com a geo-localização ativada, o Instagram mostrará em quais países foram tiradas fotos daquele usuário.

Instagram

No perfil do Canaltech, por exemplo, a rede social mostra quantas publicações foram feitas nos Estados Unidos e quantas foram marcadas no Brasil. Para acessar o mapa, é só abrir o perfil que deseja “fuçar” e clicar no ícone que representa um “pin”, destacado com um círculo vermelho na imagem abaixo:

Instagram

6) Utilizar outros apps

Além do aplicativo padrão do Instagram, a companhia também mantém outros três apps complementares. Um deles é o Hyperlapse, que cria vídeos em time-lapse para serem publicados diretamente em sua conta do Insta. O segundo é o Layout, que serve para fazer colagens de várias imagens em uma só, nos formatos aceitos pela rede social. Já o último se chama Boomerang, e foi desenvolvido para criar vídeos curtos em loop.

Instagram(Reprodução: Mashable)

7) Usar gestos

Essa função não é tão intuitiva, mas pode ser bastante útil para quem gosta de deslizar o dedo na tela, em vez de sair clicando nas funções. Ao clicar no ícone da câmera pra fazer uma nova publicação, você pode alternar entre acessar a biblioteca de imagens, tirar uma nova foto ou gravar um vídeo tanto clicando nas opções, quanto deslizando para a esquerda ou para a direita.

Instagram(Reprodução: Mashable)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar