Qual a diferença entre o Windows de 32 bits e o de 64 bits?

Por Ultra Downloads em | 19.01.2012 às 14h51 - atualizado em 17.07.2012 às 10h48

Athlon 64 X2

Qual versão de Windows você usaria para fazer uma nova instalação em seu computador: 32 bits ou 64 bits? Sabe se existe alguma diferença entre elas? O Canaltech vai explicar.

Com algumas poucas exceções (como netbooks), quase todos os processadores vendidos hoje são 64 bits, mas isso não torna obrigatório que o sistema operacional seja também. O principal fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de memória. Enquanto um sistema operacional 32 bits pode endereçar "apenas" 4 GB de RAM, a versão 64 bits alcança, teoricamente, 128 GB de RAM ou até mais.

De modo geral, não é recomendado instalar uma versão de 32 bits em computadores com mais de 3 GB de memória, pois o sistema operacional não irá reconhecer - na prática - qualquer quantidade maior do que essa. Embora o limite teórico para sistemas de 32 bits seja de 4 GB de RAM, a quantidade máxima de endereçamento de memória para todos os dispositivos do computador fica limitado a cerca de 3,5 GB, já que o sistema "guarda" parte da memória para o funcionamento dos demais dispositivos, como HD, placa de som e etc.

Algo pouco comentado é que placas de vídeo (offboard), que possuem a sua própria memória também entram na soma dos 4 GB. Se você instalar uma placa com 2 GB, apenas 2 GB estarão disponíveis para o sistema operacional, pois o limite se refere à quantidade máxima de memória que o processador pode endereçar. Caso você opte por uma placa de vídeo mais básica, terá mais memória RAM do sistema disponível - mas ainda com as limitações.

Atualmente é bem incomum ver problemas de compatibilidade de programas 32 bits instalados em sistemas 64 bits, de forma que, se você não sabe qual versão instalar, melhor optar pela versão de 64 bits. A única exceção é em relação aos drivers de dispositivos do Windows e se o seu computador for muito antigo, onde alguns fabricantes disponibilizam seus drivers apenas para versões 32 bits. Assim algum dos componentes de seu computador podem não funcionar (como por exemplo uma webcam).

Em netbooks a situação é um pouco diferente, pois não é comum ver modelos com mais de 2 GB de RAM, então você pode optar sempre pela versão de 32 bits. Em computadores mais modernos, com suporte a mais memória, tente sempre optar pela versão de 64 bits, pois você não vai precisar reinstalar o Windows caso adicione mais memória.

Quer saber qual a versão de seu Windows? Basta clicar em Iniciar, Painel de Controle e Sistema e olhar em "Tipo de Sistema":

Windows 64 bits

Ficou com alguma dúvida? Mande para nós!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL