5 problemas comuns que podem comprometer a vida útil do seu computador

Por Douglas Ciriaco RSS

Computador

É possível que você já saiba que o seu computador não vai durar para sempre. As máquinas não são feitas para durar eternamente, mas é possível prolongar a vida útil delas sem muito trabalho, pois tudo o que você precisa fazer é ter um certo cuidado. Ficar atento à forma como você utiliza um PC, seja ele um desktop ou notebook, é essencial para evitar superaquecimento e peças danificadas (ou mesmo um comprometimento geral da máquina).

Por isso, nós preparamos uma lista com cinco problemas bastante comuns que colocam em risco o seu PC e que podem ser facilmente (ou quase isso) combatidos. Coisas como evitar o acúmulo de poeira ou então fazer a manutenção de peças responsáveis pela refrigeração de um computador são algumas das nossas dicas. Confira!

1. Acúmulo de poeira

É inevitável que as entranhas do seu PC sejam alcançadas pela poeira, afinal as partículas de sujeira estão no ar e seu computador não é selado. Assim, com o tempo, a poeira se acumula e torna a situação caótica, o que pode ocasionar problemas graves, capazes de comprometer toda a máquina. A resposta para corrigir este problema é óbvia: tentar manter tanto o ambiente quanto o PC o mais limpo possível.

Desparafusar o gabinete é algo simples, o que significa que você mesmo pode fazer a limpeza de seu computador sem grandes dificuldades. É sempre importante ficar atento para não danificar contatos, então evite usar objetos pontiagudos ou algo assim. O ideal é usar um pincel apropriado ou até mesmo um pequeno aspirador ou minicompressor de ar, normalmente à venda em casas especializadas. Mas se você não conseguir limpar os cantos mais obscuros da placa-mãe, fazer isso na hélice do cooler, na entrada de ar e nos conectores na parte traseira de um gabinete já significa uma grande diferença.

Se você utiliza um notebook, a manutenção é um pouco mais complicada, mas ainda assim é possível de fazê-la por conta própria. A internet está aí repleta de videotutoriais ensinando a realizar este tipo de tarefa, então, mãos à obra. Na dúvida, porém, o ideal é procurar algum profissional capaz de fazer isso.

2. Pouca ventilação

Dentro do seu computador há um miniventilador responsável pela refrigeração. Além disso, saídas de ar incrementam a ventilação ali, o que também contribui para esfriar as coisas e evitar superaquecimento (e todos os problemas que vêm com isso). Então, além de comprar um cooler apropriado para instalar em seu computador, fique atento também no local onde ele vai ficar enquanto você usa.

Se você utiliza um desktop, evite posicioná-lo em um lugar onde ele ficará com a saída de ar obstruída. Dependendo do clima onde você mora (por exemplo, se faz muito calor em sua cidade) e da intensidade de uso de sua máquina (para rodar jogos pesados ou fazer grandes edições de vídeo, por exemplo) os cuidados devem ser redobrados. Com um notebook, a ideia é semelhante: jamais obstrua a saída de ar e evite colocá-lo sobre superfícies macias (como sofás, cobertores ou seu colo).

3. Surtos e corte de energia elétrica

Quando um dispositivo está conectado à energia elétrica, ele está sujeito a picos e falta de energia, não tem jeito. Tanto uma sobrecarga quanto a ausência repentina de eletricidade podem causar alguns problemas, então é bom ficar atento. Excessos podem ser causados, por exemplo, por raios ou mesmo por problemas na rede elétrica e, quando ocorre, podem causar problemas menores (como a queima da fonte) ou problemas irreparáveis (como dano ao disco rígido ou queima da placa-mãe).

Para evitar problemas com sobrecarga elétrica ou variação de tensão, entre outros surtos de energia, o ideal é adquirir um protetor. Procure uma casa de produtos elétricos ou especializada em produtos de informática e adquira uma régua com protetor — vale lembrar que não é qualquer régua que apresenta este recurso, por isso leia o rótulo e converse com os vendedores.

Quando a questão é a falta de energia, como a queda da eletricidade em sua casa ou escritório, os danos possíveis também vão dos mais simples aos irreparáveis, portanto é melhor se proteger. O ideal é utilizar uma fonte ininterrupta de energia, especialmente se você está em um desktop (afinal os notebooks contam com uma bateria), como os famosos no-breaks. Eles podem ser o suficiente para, ao menos, você desligar seu computador do jeito certo quando faltar energia.

4. Cabos soltos

Aqui não é uma questão que necessariamente vai interferir na vida útil de sua máquina, mas de tentar solucionar problemas sozinho. Por algum motivo ou outro, às vezes algum cabo pode se soltar e causar alguns problemas. Com isso, alguns componentes podem parar de funcionar, o que também coloca em risco a sua máquina.

Vamos supor que o item em questão é algum dos ventiladores responsáveis pela refrigeração da máquina. Sem eles, ela fica exposta ao superaquecimento e todos os problemas que acompanham este cenário. Então, fique atento e, em caso de dúvida, abra o gabinete e confira se os cabos estão todos conectados de forma correta. Em caso de dúvida, procure um especialista.

5. Descarga completa da bateria

O tema bateria é algo complexo e amplamente debatido, sempre com opiniões calorosas. Mas é fato que as baterias mais modernas não correm risco de sobrecarga, seja em um smartphone, seja em um notebook. Ao estar 100% carregada, ela para de receber energia, o que contribui para prolongar a sua vida útil.

Porém, utilizar um computador 100% do tempo conectado à energia (com a bateria junto) pode contribuir para reduzir sua vida útil. Por outro lado, uma bateria tem uma quantidade limitada de ciclos, ou seja, é bom encontrar um equilíbrio entre usar somente com a bateria e usar com tudo ligado na tomada.

Por fim, a grande vilã da vida útil de uma bateria é a descarga completa. É importante que você evite este tipo de situação, ligando seu computador na tomada sempre antes da bateria marcar 0%. Mantê-la descarregada por vários dias é ainda pior, o que pode ocasionar na falência completa do dispositivo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar