5 dicas de uso para tornar o Google Maps mais útil

Por Sérgio Oliveira RSS

Google Maps

Este mês de fevereiro marca o 11º aniversário do Google Maps, o sistema de mapas e GPS mais popular da atualidade. Amplamente utilizado por aqueles que querem se garantir na hora de chegar a um local desconhecido, ou até mesmo por quem simplesmente adora viajar virtualmente pelas imagens capturadas e exibidas no Street View, o Maps ainda tem lá seus segredos que pouca gente conhece. 

São funcionalidades que fogem do método convencional de uso da ferramenta e que você muito provavelmente desconhece ou nem imagina que existem. Portanto, para celebrar os 11 anos do Google Maps, listamos 5 dicas de uso para tornar o serviço da gigante da web mais útil do que nunca. 

1. Crie seu próprio mapa personalizado 

Pouca gente sabe, mas mais do que simplesmente indicar o melhor caminho para o destino das próximas férias, o Google Maps também pode ser utilizado por você para criar seu próprio mapa personalizado. 

Imagine que você pretende visitar uma cidade e conhecer seus principais pontos turísticos, degustar o melhor da gastronomia local e aproveitar as melhores atrações nas redondezas. Antes, nos muníamos de cartilhas, guias turísticos e mapas de papel que apontavam todos esses lugares, mas hoje é possível ter tudo isso no Maps e na palma da mão. 

Com a possibilidade de criar mapas, você pode ter seus mapas personalizados com os pontos e locais do seu interesse. Tudo é bem intuitivo e é possível adicionar anotações, linhas de desenho e mais a ele.

Com a possibilidade de criar mapas, você pode ter seus mapas personalizados com os pontos e locais do seu interesse. Tudo é bem intuitivo e é possível adicionar anotações, linhas de desenho e mais a ele (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Para tanto, basta criar um novo mapa no serviço e marcar as localidades que você deseja visitar. Dessa forma, você terá na palma da sua mão os locais que você e sua família querem ir, bem como informações como telefone, website, endereço etc, além de como chegar a partir do local onde você está. 

Ficou interessado? Pois saiba que fazer isso é bastante fácil: 

  • Abra o Google Maps; 
  • No canto superior esquerdo, clique no menu hambúrguer e selecione Meus Mapas; 
  • Na seção que se abre, clique sobre a opção "Criar mapa" na porção inferior; 
  • Pesquise por pontos turísticos, restaurantes e atrações que deseja visitar e os adicione ao seu mapa; 
  • Finalmente, personalize-o colocando legendas, descrições etc.

Além de tudo isso, é possível selecionar áreas específicas, adicionar sinais, linhas de desenho, distâncias e até mesmo camadas extra no mapa. É o típico recurso cuja única limitação é a imaginação do usuário. 

2. Defina a distância entre dois ou mais pontos 

Não são raras as vezes em que buscamos por um local no Google Maps e temos a falsa sensação de que "é logo ali" sem atentarmos para a escala exibida em tela, ou até mesmo para a distância aproximada fornecida pelo sistema. A coisa toda se agrava quando temos que percorrer o caminho à pé ou de bicicleta, um verdadeiro sofrimento para as pernas. 

Também é possível medir a distância entre dois ou mais pontos, de maneira a saber exatamente quantos quilômetros serão percorridos em um caminho específico

Também é possível medir a distância entre dois ou mais pontos, de maneira a saber exatamente quantos quilômetros serão percorridos em um caminho específico (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Se você não quer ser surpreendido negativamente, uma boa opção é utilizar a ferramenta que permite traçar a distância entre dois ou mais pontos. 

  • Abra o Google Maps e aponte o local onde quer iniciar a medição; 
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o ponto onde a rota iniciará e escolha a opção "Medir distância"; 
  • Agora, vá clicando com o botão esquerdo e determinando os pontos do trajeto. Faça isso até cobrir todo o caminho a ser percorrido; 
  • No fim, perceba que o Maps indica a distância total a ser percorrida na parte inferior da tela. 

Caso erre algum ponto, é possível clicar sobre ele para ajustar sua colocação. Ao fazer isso, o Maps recalculará a rota automaticamente, exibindo a nova distância instantaneamente. 

3. Veja como está o trânsito em tempo real 

Apesar de ser uma das principais características do Waze (que também é do Google), o Google Maps também é capaz de verificar como está o trânsito e informá-lo das condições nas ruas e avenidas que você percorrerá até seu destino. 

O acompanhamento em tempo real da situação do trânsito é um dos maiores chamas do Waze, mas também está disponível no Google Maps

O acompanhamento em tempo real da situação do trânsito é um dos maiores chamas do Waze, mas também está disponível no Google Maps (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

É algo que facilita bastante a vida principalmente de quem mora em grandes cidades e bastam dois cliques para saber se há muito ou pouco tráfego no seu percurso. 

  • Abra o Google Maps; 
  • Centralize o caminho que você percorrerá; 
  • No canto superior esquerdo, clique no menu hambúrguer junto à barra de pesquisa; 
  • Finalmente, selecione a opção "Trânsito". 

Pronto, feito isso você já vê em tempo real como está o tráfego nos arredores. As diferentes cores indicam o tipo de fluidez do trânsito, com os trechos em vermelho indicando trânsito lento e em verde condições normais de tráfego. Portanto, basta analisar essas informações e decidir qual a melhor alternativa para fugir do engarrafamento. 

4. Obtenha informações de voos 

O Google Maps fez sua fama indicando o melhor caminho a ser percorrido em deslocamentos de carro e até mesmo à pé. Contudo, o sistema também é bastante útil quando temos que nos deslocar de avião. 

Definir uma cidade de origem e outra de destino ao mesmo tempo em que se seleciona avião como meio de transporte faz o Maps exibir informações de voos disponíveis para o trajeto. Link destacado leva usuário a mais informações sobre opções para o roteiro

Definir uma cidade de origem e outra de destino ao mesmo tempo em que se seleciona avião como meio de transporte faz o Maps exibir informações de voos disponíveis para o trajeto. Link destacado leva usuário a mais informações sobre opções para o roteiro (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Selecionando a cidade de partida e a cidade de chegada e o meio de transporte "Avião", é possível obter informações relacionadas a duração do voo e quais companhias aéreas operam aquele trajeto. Caso não esteja satisfeito com o resultado apresentado ali, use o link para a pesquisa relacionada do Google e uma enorme variedade de informações sobre voos, companhias aéreas e preços aparecerá. Uma mão na roda para quem vive se deslocando por todo o Brasil e por todo o mundo. 

5. Seja mochileiro do Google Maps 

Se você é daqueles que adora fazer um mochilão e faz disso seu estilo de vida, então saiba que há uma maneira de colaborar com o Google capturando fotos dos locais por onde você passa através de um programa inteiramente dedicado a isso. 

Trata-se do Street View Trekkers, que fornece uma mochila especial equipada com câmeras e toda a tecnologia necessária para registrar seus passos em todos os lugares do mundo onde o Google ainda não pôde ir. Entre vários lugares incríveis, os mochileiros parceiros de Mountain View já conseguiram mapear o parque Yosemite inteiro. 

O Street View Trekkers é um programa bolado pelo Google para que mochileiros façam o mapeamento de locais remotos onde a empresa ainda não chegou. Base de acampamento do Evereste e Grand Canyon são algumas das atrações.

O Street View Trekkers é um programa bolado pelo Google para que mochileiros façam o mapeamento de locais remotos onde a empresa ainda não chegou. Base de acampamento do Evereste e Grand Canyon são algumas das atrações (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

É bem verdade que o programa não está disponível em todos os países, mas vale a pena ficar de olho e buscar agências de turismo, organizações sem fins lucrativos, agências governamentais e universidades que estão inseridos na iniciativa para viver essa experiência. Quem quiser arriscar, pode se candidatar preenchendo este formulário

E você? Tem mais alguma dica de utilização do Google Maps que gostaria de dividir conosco e com o mundo? Então solte o verbo nos comentários aqui embaixo. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar