13 termos que todas as pessoas que compram online precisam conhecer

Por Joyce Macedo RSS

e-commerce

Os números relacionados ao e-commerce mundial têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Isso quer dizer que cada vez mais pessoas têm mostrado confiança em realizar suas compras online. Portanto, se você faz parte deste grupo de pessoas que costuma gastar um dinheirinho na internet, é bom ficar de olho em alguns termos e frases utilizados pelo setor. Nem todos são amplamente conhecidos e alguns causam certa confusão na hora de finalizar uma compra.

Para que você fique ainda mais familiarizado com este universo, separamos alguns termos relacionados ao comércio eletrônico e que são muito utilizados pelos varejistas – inclusive em sites estrangeiros. Confira:

1. Autenticação (Authentication)

Como o próprio nome já diz, é a forma como um site identifica quem você é, geralmente por meio de credenciais de login, com nome de usuário e senha. Como as informações de pagamento – número de cartão de crédito, endereço de fatura, etc – ficam armazenados nas contas dos usuários, é sempre bom ficar de olho nas melhores práticas de segurança para que hackers não tenham acesso aos seus dados e roubem sua identidade.

2. Back Order (Back Ordered ou backorder)

É um termo usado quando o produto que você deseja comprar está fora de estoque. Você pode ver este termo exibido na página da descrição do produto ou em uma mensagem que você recebeu do vendedor. Isto significa que o produto estará disponível em um momento futuro e você vai recebê-lo assim que ele voltar ao estoque.

3. Bitcoin

Bitcoin

É uma forma de moeda digital que pode ser enviada eletronicamente de uma pessoa para outra, sem a necessidade de um banco por trás da transação para realizar a compensação. Saiba mais em "Bitcoin: conheça a moeda virtual que não depende de governos e bancos"

4. Coupon Code (ou Promo codes)

Trata-se de uma combinação de números ou letras que você pode inserir num determinado site de compras a fim de desbloquear ofertas especiais. Você pode receber estes códigos via e-mail a partir de um varejista ou até mesmo vê-los exibido no site da loja. Geralmente, você insere este número na hora de finalizar a compra e o devido desconto é aplicado no valor final. Em português, este campo também pode ser encontrado como "Código de desconto" ou "Código do cupom".

5. FAQs (Frequently Asked Questions)

Este termo se refere às dúvidas mais frequentes dos visitantes de um site. Ao clicar no link que leva ao FAQ, você encontrará a apresentação das respectivas respostas. Isto facilita o trabalho dos atendentes de chats, suporte online ou call center, pois reúne diversas informações como prazo de entrega, devolução, termos de garantia, entre outros.

6. Lista de desejos (Wishlist)

Wishlist Amazon

É uma área em que o cliente pode incluir produtos que gostaria de adquirir futuramente. Muitas vezes é representado por um ícone de coração, e basta clicar neste ícone ao lado do produto desejado para que ele fique armazenado na Lista de Desejos e você tenha acesso a ele quando achar conveniente.

7. Live chat (Live support)

É um recurso que você pode ver enquanto faz suas compras online em sites que oferecem assistência remota. Você pode usá-lo para tirar dúvidas, solucionar problemas e ter uma conversa em tempo real com um representante do site sem precisar sair da página ou pegar o telefone para ligar para o SAC.

8. Mobile payments (ou m-payment)

Refere-se a pagamentos realizados por meio de dispositivos móveis. Diferente de cartões de crédito, débito e cheques, os pagamentos móveis podem ser feitos com um smartphone ou tablet, desde que você possua o aplicativo específico e aceito pelo vendedor (como Samsung Pay, Apple Pay, entre outros). 

9. Newsletter

Após visitar um site ou realizar uma compra online, você pode ser convidado a assinar seu newsletter, que nada mais é do que um boletim com informações relacionadas ao serviço ou produtos oferecidos na página. Algumas lojas ainda oferecem um incentivo para quem se inscrever no seu newsletter, como um desconto na sua próxima compra.

10. Online tracking (ou Order tracking)

Order track

Refere-se à capacidade dos consumidores rastrearem um pedido. Normalmente, isso é feito por meio de número de controle. Por exemplo: seu pedido pode vir acompanhado de um número de rastreamento de objeto que deve ser pesquisado no site dos Correios. Basta entrar no site e digitar o número para verificar a situação da entrega do seu pedido – se ele já está a caminho da sua casa, ainda não saiu para entrega, e assim por diante. 

11. Partial shipment (Remessa parcial)

Quando você compra mais de um item de um mesmo varejista e se depara com o termo "partial shipment", significa que os produtos foram enviados separadamente. Por exemplo: você compra uma camiseta e uma calça em um determinado site, mas a camiseta será entregue separadamente. Isso é bastante comum em sites que trabalham com diversos vendedores.

12. Pre-order ou pré-venda

Indica que você pode realizar a encomenda antecipada de um produto antes mesmo que ele seja lançado. Neste caso, você pode encomendar o produto em questão e pagar por ele agora, mas você não vai recebê-lo até que ele fique disponível no mercado. As empresas geralmente estipulam uma data estimada de entrega.

13. Refurbished

Refurbished

Em tradução livre, esta palavra significa remanufaturado. Quando você se deparar com este termo enquanto compra um determinado produto eletrônico, geralmente com valor abaixo do padrão, saiba que ele é um item usado.

Por exemplo: um consumidor pode devolver seu tablet para o fabricante devido a problemas apresentados com pouco tempo de uso. O fabricante pode, em seguida, corrigir os danos e colocá-lo novamente à venda como um produto remanufaturado, mas a um preço reduzido. No entanto, dependendo da idoneidade do fabricante, um produto reformado pode ser tão bom como novo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar