Você recebe toda a velocidade de internet contratada?

Por Ultra Downloads

Quando assinamos um plano de internet banda larga temos várias opções de velocidade para escolher dentro de uma faixa de preço, mas será que o seu provedor realmente fornece toda a banda que você está pagando? Pela lei brasileira, os maiores provedores são obrigados a fornecer no mínimo 10% do que você contratou, porém isso só vale no caso de problemas técnicos, o que significa que o cliente deve usufruir de toda a velocidade grande parte do tempo.

Muitos usuários dizem que não possuem meios de testar a velocidade da internet em casa, e muitas vezes os provedores oferecem ferramentas próprias que podem apresentar resultados, digamos, tendenciosos.

Para resolver esses problemas foi criado o SpeedTest, um aplicativo que roda diretamente no navegador e que oferece um resultado confiável e neutro, capaz de funcionar em qualquer navegador no Windows, Linux ou Mac OS.

Após abrir o SpeedTest, basta clicar no botão verde "BEGIN TEST" e observar o teste:

Tela inicial do SpeedTest

Durante o teste é possível observar que o SpeedTest analisa não apenas a velocidade de transferência de arquivos, como download e upload, mas também o ping, que é o tempo de espera de estabelecimento de uma conexão, indicativo importante da qualidade de um plano de banda larga. Quanto maior o ping, mais tempo demora para as partes se conectarem.

Executando o SpeedTest

Após a finalização do teste é mostrado um pequeno relatório com os resultados, dando a oportunidade ao usuário de escrever qual era a espectativa de banda, preço pago pelo plano e seu código postal, para registrar no site. Com isso é possível comparar os resultados obtivos com o de outros usuários e julgar se a provedora consegue entregar a velocidade que você está pagando.

Relatório de resultados do SpeedTest

Teste agora a sua velocidade do SpeedTest e conte-nos o que achou do resultado! =)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar