7 atalhos que economizam tempo no Android

Por William Nascimento RSS

Android Lollipop

Uma das principais funções da tecnologia móvel é agilizar as diversas tarefas que temos durante o dia. O simples envio de uma mensagem, a possibilidade de compartilhar um arquivo na nuvem ou manter contato com amigos e familiares nas redes sociais certamente ajudam a economizar um precioso tempo. Mas, e se você pudesse fazer coisas em seu aparelho Android com muito mais rapidez do que está acostumado?

O sistema operacional do Google oferece diversos atalhos para ajudar seus usuários a não perderem tempo ao utilizar a plataforma. Para ajudá-lo a descobrir quais são eles, elaboramos uma lista com sete dicas úteis onde será possível fazer as coisas mais rápido em seu dispositivo Android.

1. Pressione e segure o botão diminuir volume para ativar o modo "Não Perturbe" (disponível apenas no Android Marshmallow)

Android

Os dispositivos que foram beneficiados com a chegada da nova versão do Android, o Marshmallow, contam com um novo recurso elaborado para silenciar chamadas recebidas, bate-papos, notificações e outros alertas de maneira mais ágil.

É possível configurar seus dispositivo para que ele não emita alertas sonoros em determinados horários do dia. No entanto, haverá momentos que você irá querer silenciar seu Android de imediato, sem ter que ir até o menu e lidar com as configurações do smartphone. Para ativar o modo "Não perturbe", basta pressionar e segurar o botão de volume para cima.

2. Clique duas vezes no botão de energia para iniciar o aplicativo da câmera (disponível apenas no Android Marshmallow)

Android

Como você já deve ter percebido, na tela de bloqueio de seu tablet ou smartphone Android há um pequeno atalho para a câmera no canto inferior direito. Basta tocar, segurar e arrastar o atalho para que o aplicativo da câmera seja inicializado. Este é um bom recurso, mas há outro ainda melhor. Quando você está em um aplicativo e precisa tirar uma foto rapidamente, não há nenhum ícone ou atalho de acesso à câmera na tela de seu aparelho. Nesses momentos, clicar duas vezes no botão energia irá lhe dar acesso ao aplicativo da câmera de maneira bem rápida.

3. Deslize para baixo para atualizar uma página web no Chrome

Android

Se você quiser recarregar uma página que você está navegando no Chrome para Android, você tem diversas opções que não são muito rápidas. Você pode tocar no atalho no canto superior direito do Chrome e clicar no ícone de atualização. Há também uma outra alternativa, onde você pode tocar na barra de endereço e avançar para um novo carregamento. Mas, nenhuma dessas práticas é tão simples como a possibilidade de apenas deslizar a página para baixo. Se você estiver no topo de uma página web, basta puxar a página para baixo para que o ícone de atualização seja exibido e a página recarregue automaticamente.

4. Diga "OK Google" a qualquer hora e em qualquer lugar

Android

Depois de ajustar as configurações corretas para que seu Android esteja atento à sua voz, você pode conversar com o assistente pessoal do Android sempre que quiser. Ele serve para praticamente tudo o que você precisar, desde realizar ligações, pesquisa na internet, definir um lembrete ou traçar uma rota para um endereço. Para configurá-lo, basta acessar o Google Now, ir até "Configurações" e localizar "Voz". Na janela que será exibida, você pode realizar os ajustes necessários.

5. Pressione e segure a tecla "Home" para ativar o "Now on Tap" (disponível apenas no Android Marshmallow)

Android

O recurso "Now on Tap" fornece diversos detalhes como contexto, atalhos e sugestões sobre o que está na tela de seu dispositivo. Ele é bastante útil quando você precisa de mais informações sobre algo. Com ele, você não precisará parar o que está fazendo para ir até o navegador e pesquisar sobre o assunto em questão. As sugestões e contextos são exibidos em forma de cartão, assim como no Google Now.

Como exemplo, imagine que você esteja ouvindo uma música no Google Play Música. Ao pressionar e segurar a tecla "Home", vários cartões serão exibidos contendo o videoclipe da canção no YouTube, a conta do Instagram do artista e manchetes sobre o cantor no Google News.

6. Alternativa para tirar um screenshot (disponível apenas no Android Marshmallow)

Android

Tirar uma screenshot da tela de seu aparelho Android nunca foi uma tarefa difícil para os que conseguem ter sincronia para apertar o botão de energia e o volume para baixo. Após isso, um som de clique será emitido e a imagem de captura salva na galeria de seu dispositivo.

Se seu dispositivo já foi atualizado para o Android Marshmallow, há uma outra maneira de tirar um screenshot. Basta pressionar e segurar o botão "Home" e, em seguida, tocar no ícone compartilhar à esquerda. Dentro de um ou dois segundos o dispositivo irá tirar uma captura de tela e uma janela lhe fornecerá opções para compartilhar ou salvar a imagem.

7. Segure no ícone do aplicativo e deslize para obter informações

Android

Você pode obter todos os tipos de dados úteis sobre um aplicativo através da opção "Informações do App". Quanto espaço de armazenamento ele está usando, qual a quantidade de dados que ele consome, quando e como suas notificações são exibidas, entre outras informações são fornecidas através deste recurso. É claro que você pode acessar as configurações de seu dispositivo Android para obter tais informações, mas isso certamente não é o mais rápido e prático na maioria das vezes.

Assim que você toca e segura um aplicativo, será exibida as opções "Desinstalar" e "Informações do App" no topo da tela de seu Android. Basta arrastar o ícone até uma das duas opções para que o sistema realize o processo.

Via PCWorld

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar