Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Outubro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Krista Mangulsone/Unsplash
Krista Mangulsone/Unsplash

Algumas pessoas estão mais acostumada com a companhia dos cachorros, enquanto outras preferem ter gatos como companheiros. Podemos concordar em um ponto: esses dois animais são muito inteligentes. Mas será que um deles é mais inteligente que o outro? Alguns especialistas se concentraram em estudos que têm como premissa justamente responder a essa questão.

Alexandra Horowitz, pesquisadora especializada em cognição canina no Barnard College, em Nova York, revela que os especialistas da cognição canina não estudam a inteligência em si, mas diferentes aspectos cognitivos. Ela chega, inclusive, a questionar o hábito humano de comparar a inteligência entre as espécies. Seu argumento é que os animais são mais espertos naquilo que lhes é naturalmente necessário.

“Perguntar se um cachorro é mais esperto do que um gato é como perguntar se um martelo é uma ferramenta melhor do que uma chave de fenda. Depende para que foi projetada”, argumenta a pesquisadora.

Continua após a publicidade

Uma vez, a Universidade do Arizona recrutou mais de 50 pesquisadores ao redor do mundo para aplicar um teste em 550 espécies de animais, incluindo pássaros, macacos, cães, lêmures e elefantes, para entender se o tamanho do cérebro influenciava diretamente na inteligência desses bichos. O estudo cruzado de espécies mostrou que quanto maior o cérebro de um animal, mais autocontrole eles têm.

Em um dos raros estudos comparando diretamente cães e gatos, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa entre a capacidade da espécie de encontrar comida escondida seguindo algumas dicas, como pessoas apontando, por exemplo. A conclusão que se tira é que cães e gatos são inteligentes no mesmo nível, mas de maneiras diferentes, dentro de suas habilidades inatas.

Fonte: Live Science