Publicidade

Review RAM 1500 Rebel | A picape mais tecnológica do Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Outubro de 2021 às 08h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Foi-se o tempo em que as picapes grandes circulavam pelo Brasil com popularidade. Modelos como a Chevrolet Silverado e a Ford F-150 reinaram por aqui com absoluta tranquilidade, pois conseguiam ser ótimas para o trabalho e trazer algum tipo de conforto nas longas viagens. Mas, de uns tempos para cá, nosso mercado tem adotado modelos médios como a Toyota Hilux e a Chevrolet S10, que, por seu tamanho um pouco menor, conseguem ser mais versáteis e até usadas como veículos de passeio.

Nos Estados Unidos as picapes dominam o mercado automotivo, com participação de mais de 40%. E variantes grandes são a maioria esmagadora nas vendas, com modelos utilizados por famílias para o dia a dia. Uma dessas opções é a incrível RAM 1500 Rebel, que está disponível no Brasil desde o final de 2020 e logo se colocou como a picape mais moderna e tecnológica disponível em nosso mercado.

A RAM 1500 é superlativa em praticamente tudo o que entrega e, apesar de seu tamanho, não é considerada uma picape para uso de trabalho. Isso acontece porque ela foi concebida justamente para ser confortável e o principal carro de uma família nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, porém, as dificuldades em se ter um produto desse porte são várias, sobretudo com a disposição das vagas e ruas.

Continua após a publicidade

Mas, se esquecermos por um momento das mazelas de ter um carro grande no Brasil, não há como negar: a RAM 1500 Rebel é um deleite.

O Canaltech teve o privilégio de passar alguns dias com a RAM 1500 Rebel, a picape mais tecnológica do Brasil, e vai te contar todos os detalhes.

Prós e Contras RAM 1500 Rebel

Continua após a publicidade

Prós

  • Pacote tecnológico;
  • Acabamento primoroso;
  • Espaço interno;
  • Desempenho esportivo;
  • Conforto acima da média para uma picape.

Contras

  • Consumo elevado;
  • Porte avantajado é inviável para grandes cidades;
  • Capacidade de carga aquém do seu tamanho;
  • Ausência do motor diesel.
Continua após a publicidade

Conectividade e segurança

Para situar melhor o leitor do Canaltech, a RAM 1500 Rebel é uma picape grande, conhecidas nos Estados Unidos como full size. Ou seja, ela é bem maior do que modelos como Hilux, S10 e Frontier. O público-alvo desse tipo de produto por lá é o mais variado possível, já que, no caso dessa variante, o foco acaba sendo mesmo o conforto e a experiência de uso modernizada pelos equipamentos tecnológicos.

No campo da tecnologia, os itens disponíveis na RAM 1500 são dignos de modelos premium. Logo de cara, percebe-se que a picape dá ao motorista todos os aparatos para ter uma vida segura e confortável à bordo, principalmente quando iniciamos as viagens. De série, a caminhonete conta com um robusto pacote de auxílio de condução, com controles de estabilidade e tração, piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência dianteira e traseira, sistema de permanência em faixa e o park assist para vagas paralelas e perpendiculares.

Continua após a publicidade

Mas a experiência tecnológica dentro da RAM 1500 não se restringe a meros equipamentos de segurança. A picape foi realmente pensada para tornar sua vida mais fácil e, por vezes, nos esquecemos que estávamos dirigindo um monstro de quase seis metros de comprimento. Dois itens em especial fizeram esse trabalho: o alerta de ponto cego com sistema de tráfego cruzado e o excelente retrovisor eletrônico.

Mesmo com um carro desse tamanho, o alerta de ponto cego agiu com muita antecipação, evitando situações realmente desconfortáveis no trânsito. Além disso, em algumas manobras para sair de vagas, os avisos de perigo eram constantes. Já o retrovisor foi um verdadeiro deleite e uma ótima sacada da RAM. Ao acionar o dispositivo, uma câmera instalada na carroceria é ligada e passa imagens em alta resolução para o acessório. Tanto de dia como de noite, o funcionamento foi perfeito.

Continua após a publicidade

No campo da conectividade, a RAM traz o que há de melhor no grupo Stellantis até a data de seu lançamento. Sua central mutimídia é de 12 polegadas, a maior já avaliada pelo Canaltech, e traz resolução HD, espelhamento de celulares com Android Auto e Apple CarPlay com fio, além de todos os controles de áudio e clima. O som leva a assinatura da Harman & Kardom, despejando 900 watts nos 19 alto-falantes.

Além de tudo isso, a RAM 1500 Rebel conta com cancelamento de ruído ativo, que torna a experiência na cabine mais confortável e silenciosa, sem o barulho do motor V8 atrapalhando sua conversa ou sua música.

Completam os itens de segurança e tecnologia o GPS nativo, carregador por indução, head up display, farol alto automático, câmera 360º, ISOFIX para cadeirinhas infantis, assistente de partida em rampa, assistente de reboque, seis airbags e sensores de estacionamento.

Continua após a publicidade

Conforto e experiência de uso

A RAM 1500 Rebel é um verdadeiro monstro quando pensamos em desempenho. A picape é equipada com o conhecido propulsor HEMI 5.7 V8 de aspiração natural que despeja maravilhosos 400cv e 56,7 kgf/m de torque, aliado a um câmbio automático de oito marchas e tração integral. Quem compra um automóvel desses não está muito preocupado com o consumo e só quer saber de passar de passagem por jovens de VW UP TSI ou Civic Touring, mas, com a ausência de versão diesel, ele fica mesmo pouco convidativo, fazendo médias de 6km/l no uso misto.

Em algumas situações, a RAM 1500 Rebel entra no chamado modo "Eco", que desliga automaticamente quatro dos oito cilindros para trazer um pouco mais de economia. Isso acontece quando estamos na estrada e não precisamos pisar a todo instante no acelerador, dando uma sensação de extremo conforto e leveza no passeio. E, somado ao isolamento acústico com cancelamento de ruído ativo, o prazer a bordo é ainda maior.

Continua após a publicidade

Além disso, o rodar da picape, mesmo com seu tamanho avantajado, é bem suave e balança bem menos do que as variantes médias. Isso acontece porque o acerto de suspensão da RAM 1500 é feito para o conforto e não para cargas pesadas. Para que o leitor do Canaltech tenha uma ideia, ela é capaz de levar apenas 600kgs, enquanto a Fiat Toro, sua irmã de empresa, pode carregar uma tonelada na versão diesel 4x4. Em compensação, para o reboque, o modelo estadunidense aguenta mais de 5 toneladas, tornando-a uma ótima opção para levar motorhomes e trailers.

O espaço interno é excelente e capaz de abrigar até quatro adultos na fileira traseira. Já a vida no banco do motorista e do passageiro dianteiro é espetacular, com bancos sendo ajustados eletronicamente. Além disso, é possível ativar o aquecimento das cadeiras e do volante em caso de necessidade.

O problema de ter uma RAM 1500 aqui no Brasil, além do alto gasto com combustível, é seu porte: são 5,9 metros de comprimento, 2,08m de largura e 2,01m de altura. Por isso, sempre que utilizamos em situações cotidianas, foi necessária uma pesquisa para saber se o local seria capaz de abrigar um monstro desses. Além disso, não é sempre que as vagas em supermercados e shoppings tinham a largura necessária para a picape. Ou seja: muitos cidadãos devem ter sentido ódio deste repórter durante os testes.

Continua após a publicidade

Tudo bem que existe o Park Assist e as câmeras 360º para o auxílio em manobras, mas chegamos a desistir de ir em alguns lugares pela enorme dificuldade em se estacionar. Em alguns casos, o produto poderia até ser danificado.

Completam os itens de conforto da RAM 1500 Rebel os muitos porta-objetos, ar-condicionado digital e automático, ajustes elétricos dos pedais, teto panorâmico, sensor de chuva, sensor crepuscular, freio de estacionamento elétrico e automático, rebatimento elétrico dos retrovisores e 8 entradas USB (sendo 4 USB-C).

Design e acabamento

Continua após a publicidade

A RAM 1500 Rebel entrega sua proposta luxuosa e de passeio nos detalhes. O acabamento é digno de carro premium, com muito softouch no painel e portas, couro nos bancos e arremates precisos e bem feitos. Já no design, a picape se coloca com um dos modelos mais estilosos do mercado nacional, com formato harmonioso, grade frontal robusta e agressiva e um conjunto óptico 100% em LED.

Sentimos falta, no entanto, de estribos laterais, que poderiam ajudar na entrada do veículo, já que ele é bem alto e com bom vão-livre do solo.

Continua após a publicidade

Concorrentes

No Brasil, por enquanto, não existem concorrentes para a RAM 1500 Rebel. Mas podemos ter alguns modelos no mercado em breve, como as voltas da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado.

Veredicto

A RAM 1500 Rebel é a melhor picape disponível no Brasil, melhor até do que sua irmã maior, a RAM 2500, já famosa em nossas estradas e no interior do país. Seu pacote tecnológico, acabamento e desempenho são dignos do preço que é cobrado por ela. O problema, porém, é a experiência de uso no dia a dia, dificultada devido ao seu tamanho e à falta de espaço nas grandes cidades.

A RAM 1500 Rebel pode ser encontrada em todo o Brasil por R$ 443.860 em versão única, a mesma avaliada pelo Canaltech.

No Canaltech, a RAM 1500 Rebel foi avaliada graças a uma unidade gentilmente cedida pelo Grupo Stellantis.