Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasileiro cria app para facilitar busca por estacionamento nas cidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2021 às 08h47

Link copiado!

Haidan/Unsplash
Haidan/Unsplash

Conseguir um lugar para estacionar no centro das grandes cidades costuma ser uma missão quase impossível para a maioria das pessoas. Esses locais normalmente têm muitos carros para uma quantidade de vagas limitada, o que consome tempo e a paciência das pessoas.

Foi inspirado nessa dificuldade que o professor Márcio Andrey Teixeira, pesquisador do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), começou a criar um app. "A ideia surgiu quando estava em São Paulo com dificuldades para estacionar. Então imaginei um projeto com computação visual que detectasse vagas", explica Márcio.

Continua após a publicidade

A partir disso, ele se propôs a desenvolver um protótipo de um dispositivo com uso de tecnologias como inteligência artificial e computação de borda. A ideia é combinar o uso desses avanços com a internet móvel para buscar espaços vazios — e passíveis de estacionamento adequado, é claro — em tempo real.

Como funciona o app

O trabalho começou com o mapeamento de estacionamentos. O professor e sua equipe fizeram vídeos dos locais para alimentar o sistema com informações e permitir testes com a IA desenvolvida. A partir daí, foi possível construir uma base de dados que será posta a prova no próprio campus da universidade, em Catanduva (SP), tão logo o app for concluído.

Márcio Teixeira acredita que o seu projeto pode ajudar na redução das emissões de monóxido de carbono, reduzir o consumo de combustível e trazer melhorias para a mobilidade urbana. Além disso, a invenção pode reduzir o tempo gasto por motoristas e passageiros e oferecer mais segurança para os veículos, já que os trajetos poderão ser monitorados com câmera.

Continua após a publicidade

Atualmente, os alunos de graduação Rafael Bento Mariano da Silva e Brunna Fernandes Pavin, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estão trabalhando na pesquisa e realizando o TCC. O Rafael está trabalhando na parte de visão computacional responsável por fazer a detecção das vagas de estacionamentos, e a Brunna cuida da interface para o usuário

Como ainda está em fase experimental, não há previsão de quando o app possa chegar ao mercado nem para quais sistemas operacionais ele será disponibilizado. A verdade é que quase todo morador de grandes cidades provavelmente vai querer testar essa inovação.