25

Análise: Ultrabook Series 5, da Samsung

Por Pedro Cipoli RSS | 23.07.2012 às 15h50 - atualizado em 08.10.2012 às 11h37

Samsung

Seguindo o conceito de Ultrabook desenvolvido pela Intel em 2011 para caracterizar laptops ultrafinos com configurações que se posicionam entre um notebook e um netbook, a Samsung traz ao público o Series 5, um dos primeiros modelos a chegar ao mercado com apenas 1,76 cm de espessura, pesando apenas 1,45 kg.

Veja, no vídeo abaixo, um resumo da nossa análise. Em seguida, confira os detalhes dos testes de benchmark.

O destaque do Samsung Series 5 fica para o excelente acabamento em cinza, além da ultraportabilidade, ideal para estudantes e profissionais que precisam de um equipamento para trabalhar com elegância aonde estivererem. O preço - R$ 2.399,00 - também é bastante acessível para essa categoria de computadores, embora a sua construção dê a impressão de ser bastante frágil.

A tela de 13,3 polegadas possui resolução de alta definição, com 1366x768 pixels, e é alimentada pelos gráficos integrados Intel HD 3000, o que garante a reprodução de vídeos em HD e Full HD sem engasgos. O processamento fica por conta do chip Intel Core i5 de segunda geração e 4 GB de memória RAM. O Series 5 impressiona pelo rápido carregamento de programas e páginas web, ficando até seis horas e meia fora da tomada. Isso pode parecer bastante se comparado aos modelos de notebooks atuais, mas já existem modelos de Ultrabooks (até mesmo da própria Samsung) que podem ficar 9 ou até mesmo 12 horas fora da tomada.

Abaixo podemos ver mais alguns detalhes do processador Core i5, padrão da maioria dos Ultrabooks de entrada, que segue as especificações da primeira geração de portáteis desenvolvida pela Intel.

Dados do CPUz para o Ultrabook Sério 5 da Samsung

Pode-se esperar um bom desempenho do processador Core i5, mas, neste Ultrabook, há um grande diferencial: a introdução de 16 GB de um drive SSD funcionando como cache do disco rígido de 500 GB, garantindo a abertura rápida de programas e um melhor gerenciamento da  memória virtual do sistema. Dessa forma, é possível garantir um bom nível de performance, mesmo com vários aplicativos abertos.

Realizamos um teste de disco com o programa ATTO Disk Benchmark e pudemos observar que essa técnica garante um nível semelhante de performance para qualquer tipo de transferência de dados graças à implementação do cache SSD.

ATTO Benchmark do Série 5 da Samsung

O conjunto de cache SSD + processador Intel Core i5 conseguiu cravar 3099 pontos no programa de benchmark 3DMark Vantage, com destaque para o excelente desempenho do SSD (10597 pontos). Como é possível ver abaixo, a pontuação é realmente bastante equilibrada com todos os componentes, alcançando níveis semelhantes de performance.

Resultado do 3DMark Vantage

Para aqueles que desejam conectar periféricos, o Ultrabook traz 2 portas USB 2.0 e uma 3.0 - esta última, capaz de alcançar velocidades teóricas de até 5 Gbps, garantindo transferências rápidas entre o computador e qualquer periférico de alto desempenho, como alguns modelos de discos rígidos externos.

Conclusão

Disponível no mercado por R$ 2399, muitos usuários acreditam que este não é um valor compatível com as configurações oferecidas, já que por esse preço é possível conseguir um desempenho consideravelmente maior. Mas é importante lembrar que desempenho não é o foco dos Ultrabooks. O Series 5, por exemplo, possui um acabamento em alumínio, teclado bastante confortável para digitação e aguenta bastante tempo fora da tomada, oferecendo assim uma experiência de uso bastante superior aos notebooks convencionais.

O fato de ser extremamente fino e elegante torna-o ideal tanto para estudantes que precisam de espaço em suas mochilas até executivos que necessitam de um desempenho razoável sem ocupar muito espaço, ponto que os laptops convencionais por vezes não apresentam.

Vantagens

  • Extremamente fino e leve;
  • Design elegante;
  • Combo SSD + HD dá um ganho de velocidade.

Desvantagens

  • Aparenta ser pouco resistente;
  • O teclado poderia ser retroiluminado pela faixa de preço.
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL