20

Review: Samsung Galaxy S III, o "todo poderoso" do mundo dos smartphones

Por Pedro Cipoli RSS | 11.07.2012 às 15h05 - atualizado em 08.10.2012 às 11h45

Samsung Galaxy SIII

Finalmente, trouxemos para o nosso laboratório o todo poderoso Samsung Galaxy S III, o mais novo smartphone top de linha da empresa anunciado oficialmente no Brasil em evento realizado no dia 05/06. O equipamento traz um processador Exynos 4212 Quad com quatro núcleos baseados no Cortex-A9 rodando a 1.4 GHz, e vem com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich já de fábrica.

Logo de cara já entendemos porque a Samsung disse que o S III foi "pensado para humanos", pois a câmera frontal foi capaz de reconhecer que estávamos olhando para a tela e automaticamente destravou o aparelho com um recurso chamado de "Face Unlock". E mais: o S III mantém a tela ligada enquanto estamos olhando para ela e automaticamente a trava para economizar bateria quando desviamos a visão.

samsung galaxy s iii

Muito aguardado pelos usuários que gostam de aparelhos top de linha, o S III não surpreende somente pelo poder de processamento, mas a qualidade de tela juntamente com o Android 4.0 (e atualização prometida pela Samsung para a 4.1 - Jelly Bean) vai agradar muitos usuários. Vamos ver do que ele é capaz!

Tela

Gorilla Glass 2O quesito que mais chama a atenção logo ao tirarmos o S III da caixa é a qualidade da tela. Com cores bastante vivas, a tecnologia Super Amoled HD e resolução HD de 1280x720 pixels dentro de 4,8 polegadas fazem o modelo da Samsung alcançar incríveis 306 pontos por polegada quadrada, resolução próxima ao famoso Retina Display dos iPhones. Mesmo olhando bem de perto, não conseguimos enxergar os pixels da tela.

A densidade de pixels não é o único parâmetro que deve ser levado em consideração na hora de analisar a qualidade de tela de qualquer aparelho, e a Samsung fez um excelente trabalho no S III para que o usuário possa aproveitar qualquer tipo de conteúdo no celular, desde filmes em altíssima resolução a textos em livros e páginas de internet.Super Amoled HD

Outra novidade é a introdução da tela Gorilla Glass 2, ainda mais resistente que a Gorilla Glass 1. Ela resiste bem a riscos e impactos, traz maior qualidade de cores e é mais leve, o que a torna ideal tanto para televisores e tablets quanto smartphones de alto desempenho.

Câmera

Mesmo que 5 megapixels sejam mais do que suficientes para fotos casuais de alta qualidade, a Samsung equipou o S III com uma câmera de 8 MP capaz de tirar fotos de 3264x2448 e gravar videos em resolução Full HD (1920x1080) com um LED dedicado e um auto-foco bem implementado. O usuário não precisa se preocupar com a distância que tirará a foto ou irá gravar o seu vídeo.

A câmera frontal também não faz feio. Com 1,9 megapixels e capacidade de gravar vídeos em alta definição (HD - 1280x720), ela é ideal para conversar via VoIP em aplicativos como Skype, assim como fotos junto com amigos e familiares.

Confira algumas fotos tiradas pelo S III:

Câmera S3

Câmera S3

Câmera S3

Design e acabamento

Com exceção das bordas do Galaxy S III, construídas em metal, o aparelho é todo feito em plástico, o que por muitos é visto como um mau sinal por aparentar baixa resistência a impactos. Mas é só impressão, pois a Samsung utilizou policarbonato tanto na tampa traseira quanto na parte frontal. Como é um material bastante sólido e ao mesmo tempo flexível, o usuário pode utilizá-lo sem se preocupar com riscos ou danificar a superfície.

Android 4.0

Fizemos uma análise das principais características da versão 4 do sistema operacional de celulares do Google logo após o seu lançamento e o Galaxy S III incorpora todas elas, trazendo inúmeros recursos que não estão presentes nas versões anteriores. Entre as novas características testadas podemos citar o Face Unlock e edição básica de vídeos gravados através do Live Effects. A fonte Roboto também é um ponto forte da versão e o sistema aparenta ser bem mais leve do que as versões anteriores.

Android 4.0 Ice Cream SandwichInfelizmente não é possível fazer uma comparação exata, já que o aparelho possui poder de processamento de sobra para aguentar qualquer versão disponibilizada pelo Google. Uma das grandes vantagens de o aparelho já vir com essa versão é a capacidade de rodar o Google Chrome, navegador bastante famoso nos desktops e disponibilizada somente para a versão 4 do Android ou superior. A navegação utilizando abas se mostrou bastante fluida e útil, ideal para aparelhos com telas maiores.

Desempenho

Exynos Quad, processador que equipa o S3Fizemos o S III passar por dois testes de desempenho para medir o seu poder de processamento e compará-lo com os smartphones top de linha que são vendidos atualmente. Confira os resultados:

Quadrant

O Quadrant é uma app disponível gratuitamente no Google Play que checa diferentes parâmetros do celular e mostra um resultado detalhado para o usuário medir o desempenho de seu aparelho em comparação com outros modelos.

Nesse teste, o S III conseguiu nada menos do que 4142 pontos, perdendo somente para o ASUS Transformer Prime TF201 e HTC One X, aparelhos equipados com chips Tegra 3 da Nvidia.

AuTuTu Benchmark v2.8.3

Neste outro excelente app de análise de desempenho, também disponível no Google Play, o S III conseguiu sustentar uma taxa de atualização de tela acima de 60 frames por segundo em quase todos os testes gráficos do aplicativo, alcançando uma pontuação combinada de 9270 pontos devido especialmente ao poder de fogo do processador. Os quesitos GPU, I/O e velocidade de memória não acompanharam a CPU, porém, este é um resultado excelente mesmo comparado ao Samsung Galaxy S II, versão anterior equipada com um processador dual-core de 1.2 GHz e mesma GPU Mali-400MP. 

Bateria

Outro quesito que surpreendeu toda a equipe do Canaltech é que o Galaxy S III é extremamente fino (8,6 mm) e mesmo assim possui uma bateria removível. Ela é capaz de segurar até 2100 mAh de carga. Essa reserva aguentou tranquilamente dois dias de uso fora da tomada e ainda sobrou fôlego para uma parte do terceiro dia. Rodamos alguns aplicativos bastante conhecidos, como Wunderlist e Google Chrome, jogamos alguns games casuais, como Angry Birds Space e Song Pop e mesmo assim o aparelho se mostrou bastante econômico, ideal para aqueles que não querem se preocupar em sair de casa com o carregador no bolso. 

Conclusão

 A Samsung realmente criou um novo padrão de aparelhos top de linha com o lançamento do Galaxy S III, combinando um excelente design e qualidade de tela com um poder brutal de processamento. Fugindo um pouco da aparência de seus antecessores, a empresa pode ficar tranquila em relação aos tão comuns processos por parte da Apple em relação à cópia de design.

S Voice

O fato de seu desempenho ser inferior em alguns pontos em relação a outros aparelhos não chega a ser significativo, pois virtualmente não existe nenhuma aplicação que ele não possa rodar. Utilizar a mesma GPU de seu antecessor pode desagradar alguns, mas a Mali-400MP possui poder de sobra para as aplicações mais modernas atualmente, sendo inclusive utilizada em media centers de alto desempenho.

Sentimos falta do S Voice, ainda não disponível no Brasil, para conferir se ele pode realmente fazer frente ao Siri tanto em relação ao organizador eletrônico pessoal quanto a pesquisas rápidas com comando de voz. O Siri ainda não possui versão para o mercado brasileiro, então, se a Samsung lançar a aplicação no segundo trimestre como prometido, será um grande passo em relação à Apple para o mercado nacional.

Infelizmente não pudemos testar o S Beam, utilitário que permite que dois aparelhos Galaxy S3 compartilhem qualquer tipo de conteúdo sem complicações, de forma muito parecida com o bluetooth. Basta encostar os 2 aparelhos para que as informações sejam transferidas de um pro outro. Mas não tínhamos um segundo modelo para realizar a brincadeira...

Android 4.1 Jelly BeanA mais nova versão, do Android (Jelly Bean) já foi vista rodando no aparelho e já foi garantida pela Samsung. O aparelho está disponível no mercado brasileiro por R$ 2099 nas principais operadoras ou em versões desbloqueadas em lojas especializadas.

Gostou do Samsung Galaxy S III? Pensa em adquirir um? Conte para nós!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL