Teste da placa de vídeo HIS Radeon HD 7870 IceQ-X

Por Ultra Downloads

New Fiesta Hatch

Aterrisou aqui no laboratório do Canaltech uma HIS Radeon HD série IceQ-X, equipada com o chip 7870, uma placa de vídeo de alto desempenho voltada para usuários que querem tirar o máximo proveito dos jogos mais pesados e utilizar mútiplos monitores ao mesmo tempo, trazendo toda a performance que é marca da série 7000 de placas AMD que utilizam a tecnologia CoreNext. Veja abaixo as especificações:

  • 1280 cores de processamento rodando a 1100 MHz;
  • 80 unidades de textura
  • 32 ROPs para processamento de textura e cor
  • 2 GB de memória dedicada GDDR5 rodando a 5,0 GHz e sendo acessada por uma interface de 256 bits;
  • TDP de 190W

Para realizarmos os testes, utilizamos a seguinte configuração em nossa máquina de jogos:

  • Processador: Intel Core i7 980X (rodando a 4 GHz), com 6 núcleos e 12 threads;
  • Cooler: Havik 140
  • Placa-mãe: Gigabyte GA-X58-UD3R rev.2
  • Memória: Patriot 6GB DDR3 1600MHz em triple channel;
  • Gabinete NZXT Tempest Evo;
  • Fonte: Raidmax RX 630 Watts; 
*Processador, gabinete e cooler cedidos pela Casemall
* Fonte cedida pela OCPTech
 

Abaixo temos mais detalhes das especificações da placa de vídeo conseguidas através da utilização do GPUz, onde vemos que ela tem uma capacidade de banda de memória de 160 GB/s, suporte nativo ao DirectX 11.1 e interface PCI Express 3.0, que embora compatível com o slot PCI Express 2.0 pode apresentrar uma ligeira perda de desempenho, sendo recomendável adquirir uma placa compatível com esse slot para tirar proveito de todo o poder de processamento da placa.

Dados do GPUz da HIS Radeon HD 7870 IceQ-X

3DMark 11

A resolução HD (High Definition - 1280x720) é utilizada por muitos gamers com o objetivo de conseguir um bom número de frames por segundo sem sacrificar tanto a qualidade de detalhes e assim habilitar a maior quantidade de detalhes possível. Com uma boa pontuação nesse quesito o usuário pode ter certeza de que pode rodar jogos conhecidos por sua grande exigência de hardware, como Crysis II e Battlefield 3 com o maior número de efeitos ativados.

3DMark11 - Configurações do modo Performance

A HIS Radeon HD 7870 conseguiu alcançar uma pontuação próxima de 7000, o que é um número bastante respeitável. O quesito física, responsável por efeitos como fogo, fagulhas, explosões e assim por diante, foi o que conseguiu alcançar a melhor pontuação (9314). Mesmo ajudado pelo processador, esse resultado combinado é bastante significativo.

3DMark11 - Resultado no modo Performance

Atualmente a maioria dos computadores vendidos consegue rodar um vídeo em resolução Full HD (1920x1080), mas aguentar um jogo um pouco mais novo nessa resolução é bem diferente. São mais de 2 mlihões de pontos na tela que precisam ser atualizados individualmente no mínimo 30 vezes por segundo para manter a sensação de fluidez, fora os efeitos como anti-aliasing e filtro anisotrópico. Vamos ver como A implementação da HIS da Radeon 7870 se saiu.

3DMark11 - Configurações do modo Extreme

Neste teste a implementação da HIS do chip 7870 da AMD conseguiu a marca de 2239, o que é natural devido à resolução 2,25 vezes maior do que a HD e a um número maior de efeitos ativados. Para alcançar um frame rate acima de 60 durante todo o jogo com todos os filtros ativados pode ser necessário fazer uso da técninca de CrossFireX, onde é possível colocar até duas HIS Radeon HD 7870 trabalhando juntas.

 3DMark11 - Resultado no modo Extreme

 

Desempenho em jogos:

Os testes sintéticos realizados acima mostram a capacidade da placa de vídeo em conseguir a maior numeração possível e assim termos uma ideia do que ela é capaz, mas somente em situações reais podemos ver essa capacidade.

Em nossos testes, rodamos Crysis II e Battlefield 3 sem nenhum gargalo ou atraso, sustentando uma taxa de frames por segundo acima de 30 na maioria dos casos, caindo ligeiramente ao ativar o programa de gravação FRAPS, colocando dois processos bastante pesados para a placa processar de uma vez só.

Conclusão:

A HIS fez um ótimo trabalho tanto em relação ao poder de processamento da placa, elevado de 1 GHz para 1,1 GHz o processamento dos cores de fábrica, quanto de refrigeração no chip Radeon HD 7870 da AMD, resultando em uma implementação bastante poderosa, silenciosa e duradoura. Disponível no Brasil por aproximadamente R$ 1300, ela atende ao usuário que deseja rodar jogos em altíssima resolução ou mesmo trabalhar com múltiplos monitores.

Com 2 conectores mini DisplayPort, a placa é capaz de sustentar dois monitores de 2560x1440 (resolução Quad HD) sem perda de desempenho, sendo ideal também para quem deseja trabalhar com criação e edição de vídeos, valendo o investimento de quem puder adquirí-la.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar