20

Análise: Dell Inspiron 15R Special Edition, um notebook pronto para tudo

Por Pedro Cipoli RSS | 03.11.2012 às 09h10

Dell Inspiron 15R special Edition

Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition Dell Inspiron 15R special Edition
Dell Inspiron 15R special Edition
Dell Inspiron 15R special Edition slideshow lupa

Existem laptops próprios para gamers, outros para o trabalho em escritório, e algumas configurações são mais propícias para o uso doméstico ou multimídia. Mas, será que existe um equipamento que seja capaz de atender a todas essas funções e possibilidades com maestria? O Dell Inspiron 15R Special Edition é uma máquina que atende a todos esses requisitos e chegou aqui no laboratório do Canaltech para a nossa análise.

O que mais chama a atenção logo que ligamos o 15R SE é a altíssima qualidade da tela, que, com resolução Full HD, oferece uma experiência de uso tanto para filmes quanto para leitura de textos. O visual segue o padrão da linha Inspiron da Dell, construído em um chassi de plástico bastante resistente e com algumas partes estilizadas e texturizadas em um padrão hexagonal, como a traseira da tela e a área do teclado e touchpad.

Por falar nisso, gostamos bastante do tipo de teclado utilizado, com teclas precisas, espaçadas e bastante amigáveis a longos períodos de digitação. O touchpad traz dois botões bastante suaves, embora esperássemos uma construção que não usasse botões. As 15,6 polegadas da tela também permitem um melhor aproveiramento da área do touchpad, diminuindo a necessidade de se conectar um mouse externo.

Confira as principais especificações:

  • Processador Intel Core i7 de 3ª Geração de 2,1 GHz (4 núcleos e 8 threads)
  • 8 GB de memória RAM DDR3 1600 MHz
  • Placa de vídeo AMD Radeon HD 7730M com 2 GB de memória RAM dedicada
  • 1 TB de armazenamento de disco rígido mais 32 GB de SSD mSATA com a tecnologia Smart Response da Intel
  • Áudio de alta definição certificado pela Skullcandy
  • Leitor de discos Blu-Ray
  • Tela LED de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1080p)

Como podemos ver acima, o hardware do 15R SE impressiona. Por ser uma CPU Core i7 de 3ª geração, a máquina traz os gráficos Intel HD 4000 para as tarefas mais básicas, como navegação na internet e até mesmo visualização de vídeos, mas automaticamente liga a AMD Radeon HD 7730 caso seja necessário mais performance gráfica.

Como conexões de entrada e saída temos 4 portas USB 3.0 nas laterais, uma conexão RJ-45 à direita para internet, uma porta HDMI na parte esquerda para assistir vídeos em alta definição, além de entrada de microfone e saída de fone de ouvido. Há também um leitor múltiplo de cartões na parte da frente, e a conexão VGA que já estamos acostumados, onipresentes na maioria dos laptops atuais.

Um outro ponto que merece destaque é a excelente qualidade de áudio das duas caixinhas de som posicionadas na parte de baixo do 15R SE. Com a qualidade já conhecida dos equipamentos de som da Skullcandy, é possível assistir filmes e escutar músicas com graves e agudos ressaltados e volume que não deixa a desejar.

Em meio a tantas qualidades, nos deparamos com os sempre indesejáveis programas pré-instalados (ou crapwares). Dois? Quatro? Não! Aqui, há pelo menos 15 softwares que o usuário raramente utilizará e acabará desinstalando por consumirem memória, processamento e paciência. Então, esteja avisado que será necessário pelo menos 40 minutos para desinstalar todos eles, como MadiaHuman Youtube to MP3 Converter, Zínio Reader, BitRope Download Manager e assim por diante.

Desempenho

Configuração potente e tela de alta resolução são marcas do Inspiron 15R Special Edition, mas como será que ele se sai nos benchmarks e em jogos? Vemos acima que ele não é um computador voltado para gamers, ou uma estação de trabalho ou mesmo uma máquina moderna, mas um pouco de cada em uma configuração bastante equilibrada. Vamos ver do que ele é capaz!

3DMark 11

Suite de benchmark desenvolvida pela Futuremark para testar máquinas com suporte ao DirectX 11. Nas configurações "Extreme" (Full HD 1080p, vários filtros ativados) o Inspirion 15R Special Edition faz 519 pontos com os gráficos integrados Intel HD 4000, onde o processador foi responsável por boa parte dos créditos. Embora relativamente baixa, essa pontuação mostra que a máquina é capaz de executar alguns jogos nessa resolução sem a necessidade de conectá-lo à tomada para ligar a GPU dedicada.

3DMark 11 - Extreme

Com uma resolução menor (1280x720) e alguns filtros desativados do modo "Performance", o 15R SE conseguiu uma pontuação mais de 3 vezes maior, tendo desempenho suficiente para se sair bem em jogos nessa resolução.

3DMark 11 - Performance

3DMark Vantage

O 3DMark Vantage é um famoso programa de teste de desempenho para máquinas capazes de executar o DirectX 10, dando uma boa noção de como a placa se sairá em jogos desenvolvidos com essa tecnologia. O 15R SE conseguiu alcançar 2831 pontos, além de suportar uma taxa de atualização de tela de 22 quadros por segundo em média nos Feature Tests gráficos. Esse resultado não chega a ser alto, mas é o suficiente para garantir um bom FPS em jogos DX10 mais básicos com alguns filtros ativados.

3DMark Vantage - Extreme

Na configuração "High" (Widescreen 1680x1050, alguns filtros e efeitos ativados) o 15R SE se saiu um pouco melhor, mostrando que é capaz de aguentar alguns games DX10 nessa resolução sem grandes problemas.

3DMark Vantage - High

PCMark 7

O PCMark 7 realiza uma série de testes de desempenho dividindo os resultados em categorias, como produtividade, entretenimento e assim por diante. Cada uma delas precisa de uma combinação diferente de processamento da CPU, memória RAM e placa de vídeo para alcançar a sua pontuação.

Nos resultados individuais o Inspiron 15R conseguiu as melhores pontuações em "Criatividade" (3898) e "Computação" (6594), resultados que exigem uma combinação de performance entre processador e placa de vídeo. Com esses números e uma média de 2538 pontos no total, a máquina mostra que é capaz de executar qualquer tipo de atividade sem lentidão, desde edição de imagens e vídeos até aplicações CAD.

PCMark 7

Análise de Jogos

(Por Felipe Félix)

No game test realizado, foram utilizados jogos publicados em 2012 que possibilitam grandes variações de qualidade visual. Dessa forma, pudemos verificar até que ponto o equipamento consegue aguentar alta complexidade gráfica.

Entre RPG, FPS e MMO's, o notebook se saiu muito bem. A tela de alta resolução, junto aos componentes de video dedicados e a excepcional qualidade de áudio forneceram uma boa experiência para um PC gamer.

No decorrer dos testes tivemos um problema de renderização de mapa em alguns MMO's jogados na qualidade máxima. Com esse problema de processamento, a única opção foi configurar manualmente os elementos visuais, reduzindo o esforço da máquina. Outro problema apresentado ocorreu na mudança de gameplay para cut scenes (cinematics): toda transição apresentou delay de 2 a 3 segundos - nada muito irritante, porém, perceptível.

Mesmo com estes dois pequenos problemas o Dell Inspiron 15R Special Edition é uma bela opção, com alta capacidade gráfica e componentes de hardware que contribuem muito para uma experiência divertida.

Conclusão

O modelo que chegou para teste é a versão mais potente dessa série, custando aproximadamente R$ 3.300,00 no site oficial da Dell. Para quem deseja uma máquina que seja capaz de executar qualquer tipo de aplicativo, essa é uma excelente opção, com configurações boas o suficiente para ser comparado a um desktop completo de mesa. Devido ao tamanho e à exigência de um sistema de refrigeração mais parrudo para os componentes, o Inspiron 15R Special Edition não é dos mais leves: 2,76 kg não é algo que consideremos "portátil".

Um ponto que deixou a desejar foi o chaveamento entre o vídeo onboard Intel HD 4000 e a placa de vídeo Radeon HD 7730, que nos pareceu bastante complicado, para não dizer confuso. Quando um programa novo é aberto, é possível configurá-lo como alta performance ou como economia de energia. Independentemente da escolha, fica a critério da própria máquina decidir qual dos dois vídeos utilizará, não havendo uma opção manual.

Mesmo assim, para usuários que dependem de uma máquina completa, o 15R SE passa a ser uma excelente opção, mesmo com a enorme quantidade de crapwares pré-instalados, que arruinam a experiência de utilizar a máquina pela primeira vez. A primeira utilização de um laptop é extremamente importante para saber se nos identificamos ou não, e aqui entre nós, se fossem programas bons o usuário os baixaria voluntariamente.

Vantagens

  • Tela com alta resolução e excelente qualidade
  • Processamento de sobra para a grande maioria das tarefas, desde jogos até aplicativos de produtividade
  • Áudio de excelente qualidade

Desvantagens

  • Muitos, muitos crapwares
  • Chaveamento confuso entre o Intel HD 4000 e a placa de vídeo dedicada
  • Bastante pesado, com 2,76 kg

Leia também:

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA