3

Compaq Presario CQ43, um notebook para fazer o básico

Por Pedro Cipoli RSS | 01.08.2012 às 16h45 - atualizado em 01.08.2012 às 20h27

Compaq

Para muitas pessoas, comprar o primeiro computador pode trazer muita dor de cabeça. São inúmeros modelos disponíveis com diferentes processadores, quantidade de memória, tamanhos de tela... E aí, como escolher?

HP Compaq Presario CQ43 01

Nestes casos é melhor optar por um que preencha as necessidades básicas, como é o caso do modelo Presario CQ43 da Compaq. Com um design bastante básico e equipado com um processador Intel Core i3, ele é capaz de realizar tarefas como navegar na internet e editar textos sem complicação.

HP Compaq Presario CQ43 06

O CQ43 possui dois núcleos de processamento operando a 2,20 GHz. O Core i3 é equipado com a tecnologia Hyperthreading da Intel, que permite dobrar o desempenho da máquina em algumas tarefas. Isso resulta em uma capacidade de processamento bastante interessante para o usuário básico.

HP Compaq Presario CQ43 05

Um dos pontos negativos desse modelo é que ele possui somente um canal de memória mesmo que as especificações originais do processador suportem 2, limitando bastante o potencial da máquina em favor de um preço mais acessível.

HP Compaq Presario CQ43 02

Os gráficos ficam por conta do chip Intel HD 3000 e são integrados ao processador, trazendo performance suficiente para rodar vídeos em alta definição (HD 720p) e ativar alguns efeitos de transparência do Windows, sendo suficiente para sustentar a tela de 1366x768.

HP Compaq Presario CQ43 03

A combinação de processador, memória e chipset gráfico é o suficiente para marcar 1887 pontos no PCMark 7 e 1506 pontos no 3DMark Vantage nas configurações performance. Ambos são programas de benchmark que analisam todos os componentes da máquina para chegar a um resultado numérico que possa ser comparado com outros computadores.

Traduzindo esses números: em um ambiente de testes, o CQ43 não conseguiu reproduzir um bom número de frames por segundo em nenhuma das duas situações, o que significa que este não é um modelo de notebook para quem pretende rodar jogos médios e pesados, por exemplo.

A bateria também é um requisito que deixou a desejar, sendo capaz de fornecer apenas 1 hora e 14 minutos de autonomia para o notebook segundo o programa Battery Eater. Esse resultado é ruim, pois obriga o usuário a levar o carregador para onde for caso pretenda utilizar a máquina para alguma tarefa que tome mais tempo.

O design também não chega a surpreender, sendo bastante básico. O touchpad texturizado, no entanto, chama atenção e pode eliminar a necessidade de um mouse. Como conexões temos  uma saída VGA, uma porta RJ-45 (utilizada para conectar o cabo de internet), 3 portas USB 2.0, entrada de fone e microfone, leitor de cartões SD e um combo de gravador de CD e DVD.

Conclusão

Disponível no mercado por aproximadamente R$ 1300, o Compaq Presario CQ43 é uma boa opção para usuários que querem um primeiro computador para atender a necessidades básicas. Porém, sua faixa de preço é pouco atraente, já que é possível encontrar modelos que trazem o processador Intel Core i5 pelo mesmo custo e uma performance significativamente superior.

Com 4 GB de memória RAM, o modelo é uma boa opção para quem costuma utilizar vários programas ao mesmo tempo, como escutar música e ter um mensageiro instantâneo enquanto faz pesquisas na internet. O chip gráfico Intel HD 3000 é capaz de atender aqueles que costumam assistir a filmes ou vídeos no Youtube.

Prós

  • Configuração equilibrada para o usuário básico.
  • Touchpad com conforto acima da média.

Contras

  • Pela faixa de preço, é possível encontrar modelos que trazem design ou desempenho superior.
  • Aparência.
  • Baixa autonomia de bateria.
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

FIQUE ATUALIZADO
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS POR E-MAIL