Lenovo Vibe A7010, um excelente intermediário com leitor biométrico [análise]

Por Adriano Ponte RSS

Lenovo Vibe A7010

Estreando no Brasil sua linha de smartphones voltados para jovens, a Lenovo anunciou o Vibe A7010. A essa altura do campeonato, o que a Lenovo traz de diferenciais para bater a concorrência clássica? É isso que a gente vai te mostrar agora. 

O APARELHO

Lenovo Vibe A7010

Pesando 160 g, com corpo trabalhado em plástico fosco na traseira e metalizado nas bordas, o Vibe tem uma pegada e aparência extremamente sólidas, com um ar “Nexus” na sua frente de vidro. Na parte de baixo, praticamente ocultos pela sua cor, três botões capacitivos fazem as vezes de “voltar”, “home” e “multitarefa” (vale mencionar que eles não possuem iluminação e são bem difíceis de ver no escuro).

Nas extremidades, temos suas caixas de som frontais que dão a diferença no design daquele padrão “Android” que normalmente vemos, deixando bem aparentes as grades das saídas de som. 

ESPECIFICAÇÕES

Lenovo Vibe A7010

O A7010 é movido por um Mediatek MT6735 com CPU Octa-core de 1.5 GHz Cortex-A53 (rodando a 1.3 GHz, segundo o CPU-Z), GPU Mali T720MP3, 2 GB RAM e generosos 32GB de armazenamento (além de suporte MicroSD para até 128 GB).

O Vibe é um aparelho Dual SIM com WiFi a/b/g/n/ac, GPS, NFC, Bluetooth v4.0 e Rádio FM, rodando a versão 5.1 do Android (Lollipop), sem planos para atualização para a 6.0 Marshmallow.  Adicionalmente, o aparelho traz abaixo sua câmera um leitor biométrico para desbloqueio do aparelho. 

DISPLAY e MULTIMÍDIA

Lenovo Vibe A7010

Equipado com uma tela IPS LCD Full HD de 5,5” (de 401 ppi de densidade), o Lenovo Vibe A7010 traz ótimos ângulos de visão e cores respeitáveis na hora de exibir imagens. A proteção Gorilla Glass 3 está aqui para proteger esse Display do dia a dia mais agressivo.

O único ponto negativo é a tendência suave que essa tela possui em tornar claros os tons mais escuros, não entregando tons pretos tão profundos como gostaríamos.

Indo agora para os lados do aparelho, damos de frente com seus dois alto-falantes frontais, que nos impressionaram como nenhum aparelho neste ano conseguiu, mesmo falando dos TOPs de linha que estiveram por aqui. Nenhum deles conseguiu tamanha qualidade sonora, não distorcendo ou prejudicando sons em volumes altos (e volume essas saídas de som tem de sobra).

Claro que não é só um aparelho que toca som alto: ele consegue trazer imersão para quem estiver ouvindo o som em frente a tela, reproduzindo detalhes sutis que normalmente só poderiam ser percebidos utilizando fones de ouvido.

A tecnologia Dolby Atmos faz esse som frontal estéreo operar em outro nível de qualidade – audiófilos notarão claramente a qualidade. 

USABILIDADE e DESEMPENHO

Lenovo Vibe A7010

Não temos um Android limpo, mostrando que a Lenovo (apesar de ser uma só com o time Motorola) não levou essa lição para a linha Vibe. Há uma customização temática na interface, além de alguns truques legais na barra de notificação do Android (permitindo muita escolha entre quais atalhos ficam ali). Há um modo de “área segura”, que emula outro ambiente idêntico por cima do sistema (permitindo assim o uso independente de outro login na Play Store, podendo baixar APPs separadamente do ambiente principal. Ou seja, dá para usar duas instalações diferentes do WhatsApp nele, para entender melhor).

Durante nossos testes não notamos perdas de desempenho no Vibe devido a essas modificações, mas percebemos que seu processamento de Games mais complexos tem alguma limitação. Ele não trava nem é lento, cumpre bem a tarefa, mas fica nítido que títulos futuros mais pesados provavelmente terão alguma dificuldade para rodar no A7010. 

Agora, indo para a parte de trás do Vibe e focando no seu sensor de leitura biométrica logo abaixo da câmera: basta encostar o dedo. Não, não é uma piada, é um fato: não é preciso mais nada para desbloquear o aparelho, nenhum clique ou acionamento. Com a tela bloqueada e apagada, basta encostar o dedo para instantaneamente ativar o display já autenticado no sistema. Não só a velocidade é impressionante, como a precisão também. Parabéns para a Lenovo pela solução dada à leitura biométrica no Vibe.

CÂMERAS

Lenovo Vibe A7010

Com a câmera traseira capaz de registrar imagens em até 13 MP (com flash dual-tone), o Vibe produz resultados bons. Há um equilíbrio grande entre qualidade e ruído, trazendo detalhes dentro do esperado para 13MP. Não são imagens impressionantes, mas também não abrem margem para críticas em qualidade. As fotos noturnas exigem uma mão consideravelmente firme, mas também mostram bons resultados (apenas situações imóveis, claro).

As gravações de vídeos têm resolução máxima de 1080p e seguem os detalhes acima. Mais visivelmente que nas fotos, faz bastante falta alguma estabilização de imagem para auxiliar as capturas.

Já na câmera frontal de 5 MP não temos tanto equilíbrio em qualidade. Se o assunto da imagem não estiver próximo da câmera, pode esquecer a definição de detalhes. Os resultados são bem básicos e suavizam excessivamente a imagem, mesmo com todas as opções de embelezamento e autorretrato desativadas.

Um detalhe interessante: é possível registrar uma foto fazendo um “V” para a câmera, disparando a captura sem mudar de pose ou utilizar as duas mãos.

BATERIA E ACESSÓRIOS

Lenovo Vibe A7010

Equipado com uma bateria de 3300 mAh, vimos no Vibe um dos melhores resultados possíveis de autonomia em uso contínuo. Notamos uma descarga da bateria de 13% em 1 hora de uso de streaming de vídeos com o brilho no máximo, deixando mais de 7 horas e meia de autonomia contínua na conta do Vibe A7010. É perfeitamente tranquilo ter um dia de autonomia com o Vibe sem controlar paranoicamente o uso pesado do aparelho com games, vídeos e internet.

Nota para o carregador incluso: São 2.000 mAh de saída. Sim, basta uma hora e meia para completar quase toda a carga do Vibe, uma excelente marca.

E, fechando o KIT… não que haja necessidade para ver filmes ou ouvir música, mas um par decente de fones de ouvido vem incluso no pacote. O único ponto negativo deles pode ser seu formato intra auricular, que incomoda boa parte dos usuários.

VALE A PENA?

Lenovo Vibe A7010

Com preço de lançamento de R$ 1.299,00 temos no Lenovo Vibe A7010 uma excelente aposta intermediária com custo benefício respeitável. Não é um aparelho voltado para força bruta ou potência como vimos em aparelhos de outras fabricantes, mas notavelmente é um dos intermediários com mais “mimos” para o usuário que pode-se adquirir no momento.

Em suma, temos um carregador e bateria de alto nível, bastante espaço interno com suporte a MicroSD, áudio exemplar para audiófilos e amantes da música e, abrindo portas para novidades futuras nesse setor, um ótimo sensor de leitura biométrica num aparelho abaixo da marca dos R$ 1.500,00 reais. Além do excelente funcionamento, temos agora uma pressão para o mercado soltar mais opções competitivas na leitura de digitais em suas linhas.

Faltou câmera? Sim, faltou um pouco mais das câmeras do Vibe, bem como do seu display que poderia encher os olhos com cores mais profundas.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar