4

Razer Naga MMOG, o mouse com mais botões que sua camisa

Por Felipe Santana Felix RSS | 01.12.2012 às 21h15

Razer Naga MMOG

Mouse é um dos periféricos mais importantes para qualquer PC gamer que não deseja ser chamado de noob. Um bom equipamento pode fornecer velocidade e recursos que farão os outros jogadores ter inveja dos seus dedos a mais, quando na verdade o grande segredo é um bom mouse com mais teclas que a quantidade de botões de sua camisa.

Ter um periférico que fornece recursos adicionais no game da um gás extra na sua coragem. Multiplique este estado de espirito por dez e você terá a sensação de jogar com um  Razer Naga MMOG. O mouse é projetado para jogadores de MMO que precisam de macros e comandos dinâmicos para todo tipo de situação, fornecendo a possibilidade de ter em mãos uma grande quantidade de jogadas para qualquer situação.

Pra que serve esse botão

São 17 botões, cinco no painel superior frontal e outros 12 na lateral esquerda. Com isso, o equipamento permite 19 configurações diferentes por keymaps, já que é possível configurar o scroll up e o scroll down.

Esta quantidade absurda de botões é o principal atrativo do mouse. A primeira vista tantos comandos parecem desnecessários, dependendo do estilo do jogador, mas em pouco tempo fica claro que os botões servem para "limpar" o teclado das inúmeras keybinds necessárias em jogos de MMO e RPG.

Infelizmente o espaçamento entre esta dúzia de botões é minimo, o que resulta em um certo desconforto em utilizar o principal recurso do perifèrico de forma dinâmica. Devido a isso, a dica é utilizar os botões para funções esporádicas como buffs, potions e alguns macros, dessa forma não haverá risco de apertar o botão errado na hora de fritar as skills.

Synapse

Todas as configurações são feitas no próprio software da empresa. O Razer Synapse é extremamente intuitivo e permite usufruir, de forma fácil, todos os comandos do equipamento. Ao todo, o usuário tem oito keymaps diferentes para utilizar, o que dá a possibilidade de configurar 152 comandos diferentes.

O programa também permite a customização de diversos elementos como luzes do mouse, acceleration e principalmente Sensitivity (DPI). O Razer Naga MMOG vai até 5600 DPI e possibilita que o usuário configure este padrão de forma diferente para as respostas horizontais e verticais (eixo x e y). Isso favorece a  resposta adequada do equipamento a necessidades distintas de toque versus velocidade.
Na prática, poucos usuários costumam utilizar mais que 3000 DPI. Os que utilizam um número superior geralmente jogam com mais de duas telas, mas ter um mouse com essa capacidade de resposta é sempre bom.

E no dia a dia?

(Por Pedro Cipoli)

Embora o foco do Razer Naga MMOG seja o público gamer, não costumamos trocar de mouse para utilizar o PC no dia a dia, certo? Para essas tarefas o Naga pode ser utlizado da forma convencional, com os dois botões e scroll, ou de forma a aproveitar seus recursos de botões extras. Com o driver disponibilizado pela Razer montamos algumas macros com as funções que executamos com mais frequência, como configurar o "1" para abrir no navegador e "2" para mostrar a área de trabalho.

Outro ponto importante é que usuários de notebooks sem teclado numérico poderão utilizar os botões do painel lateral do mouse para substituir o recurso ausente do equipamento. Para isso, basta configurar as teclas de 1 a 10, onde o último número é equivalente a 0.

Conclusão

A carcaça do mouse é muito bem trabalhada, e realmente proporciona conforto durante horas de jogo. A iluminação do scroll wheel, botões laterais e logo da Razer dão um charme adicional e funcionam muito bem para quem joga no escuro.

Ter a chance de programar oito keymaps diferentes com 19 possibilidades de ações dá a qualquer usuário a praticidade de já ter seus comandos prontos para grande parte de seus jogos, além de fornecer a chance de usar o mouse como atalho de programas e algumas funções em seu dia a dia.

A grande falha do equipamento está na disposição de seu principal recurso. Os 12 botões do painel lateral estão dispostos de forma muito próxima e para uma boa utilização é necessário treino e bom senso na hora de escolher os comandos para as teclas, principalmente se o jogador utiliza uma classe mágica com foco em suporte. Para jogadores de classe física, tudo é bem mais simples, pois não existem tantos macros com funções diversas.

Mesmo o mouse se saindo bem em jogos de MMOFPS e RTS, não recomendamos a compra do periférico com foco em games que não sejam de RPG. Existem diversos outros equipamentos de melhor desempenho para estes gêneros, mas se o objetivo é realmente um mouse para RPGs e MMORPG, com certeza o Razer Naga MMOG é uma boa opção no mercado.

Ficha técnica:

  • Modelo: Razer Naga MMOG
  • Dimensões(mm): 116(C) x 69(L) x 41,6(A)
  • Quantidade de botões: 17
  • Sensor: Razer precision 3.5G de 5600 dpi
  • Software específico: Razer Synapse
  • Conector: USB dourado
  • Preço: R$ 398,00
Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog Razer Naga Mmog
Razer Naga Mmog
Razer Naga Mmog slideshow lupa
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

RECEBA NOSSAS
NOTÍCIAS POR E-MAIL
ASSINE NOSSA NEWSLETTER DIÁRIA